Centenário: Museu Municipal de Leiria apresenta «um manto de todas as cores: a Virgem Maria» no território da diocese

«Um discurso que se pretende acessível a crentes e a não-crentes» – comissário científico Marco Daniel Duarte

Leiria, 26 abr 2017 (Ecclesia) – O Museu de Leiria tem patente uma exposição que pretende apresentar a “importância do culto mariano” na Diocese de Leiria-Fátima, uma iniciativa promovida em parceria com o Departamento diocesano do Património Cultural até 30 de abril 2018.

Um pedaço de azinheira guardado como relíquia da árvore das aparições de 1917 e o terço oferecido pelo Papa Francisco à Virgem de Fátima são duas das peças que podem ser visitadas e que são provenientes do Museu do Santuário de Fátima.

A exposição ‘um manto de todas as cores: a Virgem Maria no território de Leiria-Fátima’ tem como objetivo mostrar como a imagem de Maria reúne “diferentes formas de olhar o mundo” e pode ser visitada até 30 de abril de 2018.

O diretor do Departamento do Património Cultural da Diocese e Comissário Científico explicou que se aborda a figura de Nossa Senhora “segundo a sua biografia e segundo a cultura”.

Em declarações divulgadas no sítio online da Diocese Leiria-Fátima, Marco Daniel Duarte contextualiza que as imagens vão “desde a inocência à maternidade, desde a solicitude relativa ao próximo até à compaixão, desde a mulher peregrina à pessoa dolorosa, a mulher ignorada à mulher glorificada”.

Segundo o responsável, a exposição no Museu de Leiria pretende “surpreender” pelo cruzar das “representações antigas – de pintura e de escultura – com as encenações contemporâneas”, sobretudo a partir da fotografia, da escultura e da pintura que, “a partir de temas antigos, interpretam, não sem a necessária reflexão crítica, a realidade atual”.

Em quatro capítulos ‘Um manto de todas as cores: a Virgem Maria no território de Leiria-Fátima’ é um olhar para a iconografia de Maria como “uma fonte do conhecimento do próprio homem e mulher” que vive num determinado território “povoado pelas múltiplas cores que caracterizam os inúmeros títulos com que Maria é venerada”.

Inaugurada a 23 de abril, a mostra promovida em parceria pela Diocese de Leiria-Fátima e o Município de Leiria apresenta “algumas das melhores peças” que integram as coleções de arte sacra das duas entidades.

Na exposição realizada no contexto do Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima (1917-2017) as obras são exibidas “segundo um discurso que se pretende acessível a crentes e a não-crentes”, assinalou Marco Daniel Duarte.

‘Um manto de todas as cores: a Virgem Maria no território de Leiria-Fátima’, foi inaugurada pelo bispo diocesano, D. António Marto, e o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raúl Castro, que salientaram a importância da parceria estabelecida.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top