Distinção enquadra-se na visita de Bento XVI a Portugal. Vaticano distingue presidente da autarquia portuense e vigário geral da diocese
O Presidente da República atribuiu ao bispo do Porto, D. Manuel Clemente, a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, no seguimento da visita do Papa a Portugal, anuncia o site da Diocese do Porto.
No contexto da estada de Bento XVI, e ainda segundo a mesma fonte, a Santa Sé condecorou o presidente da autarquia, Rui Rio, com a Grã-Cruz da Ordem de S. Gregório Magno, e o vigário geral da diocese, Pe. Américo Aguiar, com o grau de Comendador da Ordem de S. Gregório Magno.
A Agência ECCLESIA está a tentar confirmar a atribuição de condecorações por parte do Presidente da República aos bispos envolvidos na deslocação do Papa a Portugal, ao mesmo tempo que procura apurar os nomes das personalidades distinguidas pelo Vaticano na sequência da estadia de Bento XVI.
As condecorações aos prelados foram antecipadamente acordadas entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros e a Santa Sé.