Católica: Faculdade de Teologia aposta nos cursos b-learning para ir ao encontro dos alunos

«Formar, ajudar e aproximar» está na base do investimento nas plataformas de Internet

Lisboa, 05 set 2013 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) apresenta para o ano letivo 2013/2014 o novo curso «Pensamento Social Cristão. Memória e Projeto» e a 10ª edição do curso de «Síntese Catequética Avançada», em regime b-learning.

O objetivo dos cursos pela Internet é “formar, ajudar e aproximar” quem não se pode deslocar às instalações, “dando recursos importantes na ação pastoral”, explica o padre João Lourenço, presidente da Faculdade de Teologia.

Hoje, as pessoas já não procuram obrigatoriamente as instituições mas os estabelecimentos de ensino “têm de ir até eles e aproveitar nichos que estão distantes mas que tem localmente importância capital”, assinala sacerdote.

Formar os agentes pastorais, enquadrando a aposta num processo de evangelização, é muito importante e o responsável assinala que esta é “a primeira tarefa da Igreja”.

A primeira edição do curso ‘Pensamento Social Cristão. Memória e Presença’ evoluiu de um curso «Cuidar do Mundo» que a Faculdade de Teologia tinha realizado, com base na Doutrina Social da Igreja.

“Foi uma tentativa de explorar áreas que são fundamentais no pensamento social cristão”, explica Juan Ambrosio, professor na Faculdade de Teologia da UCP.

Estes conteúdos foram agora retomados para que se possa fazer uma reflexão face ao momento atual da sociedade e intervir com critérios.

“Não vemos com clareza o futuro e o pensamento cristão tem propostas claras de construção da história e de organização do tecido social”, revela Juan Ambrosio.

A formação “está preparada” para quem tem o 12º ano de escolaridade, tendo como destinatários privilegiados “pessoas ligadas a paróquias, à ação social da igreja”, mas encontra-se disponível para todos que queriam participar.

Os conteúdos podem ser acedidos em qualquer altura, “são colocados semanalmente e quinzenalmente, e depois haverá quatro momentos presenciais”, informa Juan Ambrosio.

A 10ª edição do curso ‘Síntese Catequética Avançada’, também em regime b-learning, é uma introdução à fé cristã e faz um percurso de “estudo” dos principais temas do Catecismo da Igreja Católica.

Aborda as principais temáticas do cristianismo como “reflexão e proposta para a vida” que passam pela Sagrada Escritura, os sacramentos, a cristologia, a história da Igreja e a moral.

O público-alvo são pessoas que queiram “aprofundar mais a experiência de crente” como catequistas, educadores da fé, pessoas que trabalham com grupos de jovens.

“Foi talvez a primeira experiência consistente da Faculdade de Teologia no e-lerning”, informa Juan Ambrosio.

O sistema de cursos b-learnig propõe a publicação de conteúdos em plataforma de Internet e a participação em aulas presenciais, enquanto que as formações em e-learning, ou ensino eletrónico, corresponde a um modelo de ensino não presencial.

A última fase de candidaturas dos dois cursos termina no dia 30 de setembro e os alunos podem optar por ser avaliados, “onde no fim terão um diploma com sete créditos ects”, conclui o professor.

O período de estudo decorre de outubro de 2013 a julho de 2014.

As parcerias destes cursos, com a Cáritas Portuguesa e com o Secretariado Nacional de Educação Cristã (SNEC), viabilizam a sua realização, explica o padre João Lourenço.

“O SNEC é uma parceria qualificada, na ajuda com alguns recursos e na valorização das pessoas que expressam este serviço na Igreja”, acrescenta.

O professor Juan Ambrosio acrescenta que a parceria com a Cáritas, no curso de ‘Pensamento Social Cristão. Memória e Projeto’, estava a ser preparado “há algum tempo porque realizam um trabalho fundamental nesta área”.

MD/CB/LS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top