Cáritas: D. Manuel Clemente destaca «atenção solidária» às famílias

«Correspondamos generosamente» em prol das dificuldades que muitas pessoas continuam a enfrentar, exorta o cardeal-patriarca de Lisboa

Lisboa, 13 mar 2017 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa disse que a Semana Nacional da Cáritas Portuguesa, que está a decorrer mais centrada no apoio às famílias carenciadas, vem reforçar “uma atitude que há-de ser permanente”, na “atenção solidária” às pessoas.

Numa mensagem publicada na página do Patriarcado de Lisboa na internet, D. Manuel Clemente realça que a iniciativa que tem como lema ‘Família Construtora da Paz’ quer chamar uma “atenção especial” para a situação desta célula fundamental da sociedade e para as “dificuldades económicas” que muitas pessoas “continuam a enfrentar”.

Uma das atividades que marcam a Semana Cáritas, até dia 19 de março, é o tradicional peditório que vai decorrer em todo o país a partir desta quinta-feira.

“Correspondamos generosamente, quer com maior envolvimento corresponsável, quer com a contribuição material no peditório que se faz nestes dias, graças à colaboração de tantos voluntários”, apela o cardeal-patriarca, desafiando ainda as comunidades a fazerem dos “problemas dos outros” também “os seus, de todos e de cada um”.

Durantes os próximos dias, vão decorrer ainda diversas iniciativas nas dioceses, inspiradas no tema da Semana Cáritas para este ano.

Em Lisboa, a Cáritas diocesana vai aproveitar estes dias para falar e promover a ação sociocaritativa da Igreja Católica.

Em destaque está um evento na paróquia de São Romão de Carnaxide, entre 15 e 19 de março, dirigido a todas as pessoas, desde os mais novos aos mais idosos.

Ainda no programa da Semana Cáritas em Lisboa, vai decorrer no dia 18 de março em Carnaxide, a partir das 15h00, uma ‘caminhada pela paz’ coordenada por escuteiros e aberta a todas as famílias.

Na sua mensagem, D. Manuel Clemente chama a atenção para o trabalho realizado pela Cáritas lisboeta “nos últimos três anos”, em que foram distribuídos em apoios 641 mil e 270 euros por pessoas e famílias mais necessitadas.

Recordando que a Semana Cáritas acontece também em pleno tempo litúrgico da Quaresma, também centrado na solidariedade, o cardeal-patriarca convida a viver de forma reforçada uma época que “leva ao essencial cristão”.

“A Deus e aos outros, onde Ele urgentemente nos espera”, conclui D. Manuel Clemente.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top