Cáritas: Combater a fome no mundo passa por “uma transformação pessoal”

Coordenador internacional da campanha ‘Uma só família humana, alimento para todos’ está em Portugal

Lisboa, 07 abr 2014 (Ecclesia) – O coordenador internacional da campanha ‘Uma só família humana, alimento para todos’, Alfonso Apicella revela que esta campanha pretende incitar as pessoas a uma “transformação pessoal” para que surja “uma mudança social” na forma como o mundo encara a fome.

“É uma campanha que pretende levar à transformação pessoal e essa transformação pode levar a uma mudança social. A ajuda de cada um é essencial para esta campanha ser bem-sucedida porque são essas pessoas que estão no terreno e conhecem problemas reais ligados à fome e só elas podem dá-los a conhecer enviado por exemplo cartas às autoridades locais a dar alertas”, explica Alfonso Apicella em declarações à Agência ECCLESIA.

‘Uma só família humana, alimento para todos’, é uma campanha mundial da confederação católica internacional Caritas Internationalis lançada a 10 de dezembro do ano passado, que tem por objetivo o fim da fome em 2025.

O coordenador internacional da campanha conta que “esta é a primeira iniciativa em que a Caritas Internationalis se une para uma iniciativa que mobilize e chame a atenção das pessoas para o problema da fome no mundo”.

Uma mensagem que na opinião de Alfonso Apicella deve fazer parte do ensino junto das crianças para que “desde pequeno se conheça a importância da comida para que esta não seja desperdiçada”.

“A comida é um direito humano básico mas apenas 11 países trabalham em legislação que o incluam por isso um dos objetivos desta campanha é trabalhar para que as autoridades locais e nacionais entendam a importância deste direito e o implementem nas suas legislações”, explica Alfonso Apicella em declarações à Agência ECCLESIA.

O lançamento da campanha a nível internacional contou com uma mensagem do Papa Francisco, “uma ajuda muito importante e as suas palavras mostram que esta campanha não é apenas para pessoas da Igreja Católica mas que pretende chegar ao coração de todas as pessoas”.

O coordenador internacional da campanha ‘Uma só família humana, alimento para todos’, veio, pela primeira vez a Portugal, para participar no Conselho Geral da Cáritas que decorreu entre sexta e domingo em Beja onde abordou a temática da alimentação como um direito à luz da Doutrina Social da Igreja.

MD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top