«Vai ganhando sempre um sentido renovado do apelo à paz e da solidariedade entre as pessoas, e entre os povos», assinala Márcia Carvalho
Lisboa, 21 dez 2023 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa está a promover a campanha ‘10 milhões de Estrelas – Um Gesto Pela Paz’ 2023, uma iniciativa solidária e de consciencialização à qual a sociedade, desde as escolas até às empresas, tem aderido na compra de velas.
“Notamos com muito agrado que esta campanha é conhecida pela mensagem que traz, e vamos sentindo isso nos contactos que vamos tendo e também na forma como as Cáritas Diocesanas promovem iniciativas de visibilidade”, disse hoje Márcia Carvalho, da Cáritas Portuguesa, à Agência ECCLESIA.
A Cáritas Portuguesa está a promover a campanha ‘10 milhões de Estrelas – Um Gesto Pela Paz’ pelo 21º ano consecutivo, destacando-se o “envolvimento dos jovens”, nomeadamente nas escolas onde “procuram trabalhar a temática da paz”, fazem trabalhos e refletem nas turmas, para além de associarem-se à venda das velas nos estabelecimentos de ensino, no contexto educativo e nas famílias.
“Gestos simples de familiares que trocam e usam a vela na noite de Natal e muitas empresas que se juntam a nós precisamente pelo gesto da paz, às vezes nem conhecendo tão bem o âmbito da campanha e o trabalho que desenvolvemos”, acrescentou.
Esta iniciativa solidária nasceu em França, em 1984, e “foi-se espalhando por toda a Europa na rede Cáritas”, e, para Márcia Carvalho, tem “redobrada urgência” com as guerras na Terra Santa e na Ucrânia, “precisamente na consciencialização de que os gestos são importantes”.
“Sentimos a certa altura que começamos a ficar um bocadinho imunes à questão da guerra, já não ligamos o noticiário porque não queremos ver, e a concretização dos gestos é efetivamente importante. Este é um deles, este é simbólico e atrás deles traz muita concretização”, salientou Márcia Carvalho.
A Cáritas Portuguesa, desde há alguns anos, lança simbolicamente a campanha ‘10 milhões de Estrelas – Um Gesto Pela Paz’ no Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco (2017) no penúltimo domingo do ano litúrgico, este ano realizou-se a 19 de novembro, em Beja.
A responsável pela comunicação da Cáritas Portuguesa acrescenta que este ano, a partir da temática ‘Dar luz ao invisível’, promoveram “uma manifestação pública pela paz numa das praças principais” da cidade alentejana, em parceria com a Cáritas Diocesana de Beja.
Até ao próximo mês de janeiro, as velas da campanha ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’ podem ser adquiridas, pelo valor unitário de 2€, nas Cáritas Diocesanas, nas escolas e paróquias, nas lojas de uma cadeia de supermercados que é o parceiro comercial, para além do sítio online da Cáritas Portuguesa.
Márcia Carvalho recorda que o valor angariado “ajuda a reforçar a ação das Cáritas Diocesanas”, a venda é atribuída às Cáritas Diocesanas “que fazem o trabalho no terreno”, e uma parte, 35%, destina-se à “corresponsabilidade com o mundo” e instituição portuguesa “atribui parte da campanha ao apoio de situações internacionais”, atualmente para o Fundo Lusófono ‘Laudato Si’, criado há dois anos, que é uma forma de “responder aos apelos do Papa e da Igreja no cuidado da casa Comum”, e podem concorrer as Cáritas Lusófonas.
PR/CB