Cardeal Kasper deixa Conselho para o ecumenismo

Arcebispo suíço é o novo presidente do Conselho Pontifício para a promoção da Unidade dos Cristãos

Bento XVI procedeu hoje a uma nova mudança na presidência dos “ministérios” da Cúria Romana, aceitando a renúncia apresentada pelo Cardeal Walter Kasper ao cargo de presidente do Conselho Pontifício para a promoção da Unidade dos Cristãos.

O Cardeal alemão anunciara na semana passada ter pedido a renúncia, por razões de idade.

“Os meus sentimentos são ambivalentes. Por um lado, tornar-se emérito aos 77 é algo absolutamente normal, até mesmo um alívio. Por outro lado, deixo um trabalho no qual me envolvi com entusiasmo e que sempre considerei como um canteiro de obras da Igreja do futuro”, disse, em conversa com jornalistas.

O novo responsável pelo Conselho encarregado do diálogo ecuménico é o Arcebispo Kurt Koch, até agora Bispo de Basileia, na Suíça.

Nascido em Março de 1950, D. Kurt Koch foi ordenado Bispo em 1995. Desde 2002, é membro do Conselho Pontifício para a promoção da Unidade dos Cristãos, tendo sido presidente da Conferência Episcopal Helvética de 2007 a 2009. 

Escreveu mais de 60 livros e publicações diversas, como “A Simpatia de Deus” (“Sympathie Gottes”) e, mais recentemente, “O tempo é do Senhor” (“Dem Herrn gehört die Zeit”).

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top