Lisboa, 15 jan 2023 (Ecclesia) – Frei Fernando de Negreiros, Franciscano Capuchinho, faleceu na manhã deste sábado, aos 89 anos de idade e 66 anos de sacerdócio, informou a Província Portuguesa da Ordem religiosa.
A Ordem dos Frades Menores Capuchinhos informa que esta segunda-feira, dia 16 de janeiro, vai ser celebrada a Missa Exequial às 09h00, na igreja Paroquial da Sagrada Família de Calhariz de Benfica, em Lisboa, e a partir das 15h00, na igreja Paroquial do Amial, no Porto, seguindo depois para o cemitério de Paranhos.
No seu sítio online, a congregação religiosa explica que na quinta-feira, 12 de janeiro, “devido a graves dificuldades respiratórias” frei Fernando de Negreiros foi levado de urgência para o Hospital de Santa Maria (Lisboa), foi medicado “mas não sentiu melhoras”, e faleceu este sábado de manhã, “ainda se levantou mas logo deu sinais de adormecimento”, tendo sido chamado o INEM.
Frei Fernando de Negreiros, que tinha o nome de Joaquim da Silva Correia na certidão do Batismo, faleceu aos 89 anos de idade, tinha 73 anos de profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e 66 de sacerdócio.
“Foi uma das figuras mais proeminentes desde a fundação da nossa Ordem em Portugal. Homem de elevadas qualidades, inteligência perspicaz, caráter e espírito nobre que trouxe da sua família minhota, aliadas a uma sólida formação cristã e franciscana, deixou em todos os encargos e missões a que foi chamado, um espírito de entrega feito serviço à causa da Igreja e da nossa Ordem, num labor abnegado cheio de competência, envolvido pela disponibilidade e simplicidade que sempre o caracterizou.”
Frei Fernando nasceu a 3 de junho de 1933, em Negreiros, no concelho de Barcelos; entrou no Seminário dos Franciscanos Capuchinhos em Barcelos, a 12 de agosto de l948, e fez a profissão religiosa (votos solenes) a 6 de junho de 1954.
O religioso estudou Filosofia e Teologia, em Barcelos, Porto e Salamanca (Espanha), de 1949 a 1956; foi ordenado presbítero a 1 de abril de 1956, na Catedral de Salamanca, pelo então bispo diocesano D. Francisco Barbado Viejo (O.P.).
Frei Fernando de Negreiros desempenhou diversos serviços na ordem religiosa, como capelão hospitalar, fez parte da Comissão Revisora da tradução das leis – da Regra, das Constituições, das Ordenações dos Capítulos Gerais e do Estatuto das Missões – foi secretário e arquivista provincial.
O sacerdote esteve na direção da revista ‘Bíblica’, colaborou com a Difusora Bíblica, fez a revisão literária da ‘Bíblia Sagrada” editada em janeiro de 1965, fez parte do Movimento Bíblico, e participou em “Missões populares”, entre outros, lê-se no resumo biográfico publicado no sítio online da Província Portuguesa da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.
CB