Canadá: Papa presta homenagem aos avós, apontando a um futuro que valorize a memória (c/fotos e vídeo)

Francisco pede que nunca mais se repita «história de violência e marginalização» dos indígenas

Foto: Vatican Media

Edmonton, Canadá, 26 jul 2022 (Ecclesia) – O Papa presidiu hoje à Missa no Estádio Commonwealth de Edmonton, no Canadá, onde prestou homenagem aos avós e antepassados, apelando à valorização da memória.

“Que Joaquim e Ana intercedam por nós! Que nos ajudem a guardar a história que nos gerou e a construir uma história geradora. Que nos lembrem a importância espiritual de honrar os nossos avós e os nossos idosos, aprender com a sua presença para construir um futuro melhor: um futuro onde os idosos não sejam descartados, porque já não são necessários, funcionalmente”, disse, na homilia da celebração, que decorreu simbolicamente no dia em que a Igreja Católica celebra a festa litúrgica de São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus.

Perante milhares de católicos, na primeira Eucaristia pública da viagem ao Canadá, iniciada este domingo, Francisco apelou à construção de “um futuro que não julgue o valor das pessoas só pelo que produzem”.

“Um futuro que não seja indiferente com quem, já em idade avançada, precisa de mais tempo, escuta e solicitude; um futuro onde, para ninguém, se repita a história de violência e marginalização que sofrem os nossos irmãos e irmãs indígenas”, acrescentou.

A Missa aconteceu depois dos encontros com os povos indígenas em Maskwacis e Edmonton, na segunda-feira, com pedidos de perdão do Papa.

Procuremos aprender isto seja como indivíduos, seja como Igreja: nunca oprimir a consciência do outro, nunca acorrentar a liberdade de quem está à nossa frente e sobretudo nunca faltar ao amor e respeito pelas pessoas que nos precederam e estão confiadas, tesouros preciosos que guardam uma história maior do que eles”.

Francisco destacou o papel dos avós e idosos para um “mundo mais justo, mais fraterno e mais solidário”.

“Graças aos nossos avós, recebemos uma carícia da parte da história que nos precedeu: aprendemos que o bem, a ternura e a sabedoria são raízes sólidas da humanidade. Na casa dos avós, muitos de nós respiramos o perfume do Evangelho, a força duma fé que tem o sabor de casa”, indicou.

 

No maior estádio ao ar livre do Canadá, Francisco perguntou aos presentes o futuro que querem construir: “Uma sociedade fundada no lucro dos indivíduos ou na fraternidade, um mundo em paz ou em guerra, uma criação devastada ou uma casa ainda acolhedora?”.

“É fácil criticar, mas o Senhor não nos quer apenas críticos do sistema, não nos quer fechados e ‘retrógrados’, mas artesãos duma história nova, tecelões de esperança, construtores do futuro, operadores de paz”, prosseguiu.

O Papa falou em espanhol, a sua língua natal, e a intervenção foi traduzida para inglês.

A celebração, em latim e inglês, contou com um cântico em língua cri, simbolizando a reconciliação entre a Igreja e os povos indígenas.

Francisco recomendou que as famílias tenham em casa um pequeno oratório familiar, com imagens e objetos, para “elevar o pensamento e a oração” pelos que já morreram.

“Conservamos a Bíblia e o terço dos nossos antepassados?”, perguntou.

Muitas vezes avalia-se a vida com base no dinheiro que se ganha, na carreira que se faz, no sucesso e consideração que se recebem dos outros. Mas estes não são critérios geradores. O problema é: Estou a gerar vida? Estou introduzindo na história um novo e renovado amor que antes não havia? Estou a anunciar o Evangelho onde estou a viver, estou a servir alguém gratuitamente, como fez comigo quem me precedeu? Que faço pela minha Igreja, pela minha cidade e a sociedade?”.

Ainda hoje, Francisco participa na tradicional peregrinação das comunidades indígenas ao Lago de Santa Ana.

A viagem do Papa ao Canadá, entre 24 e 30 de julho, passa pelas cidades de Edmonton, Quebeque e Iqaluit – que abriga o maior número de Inuítes, os membros da nação indígena esquimó.

OC

Canadá: Papa faz pedido de perdão, diante de sobreviventes das escolas residenciais (c/vídeo e fotos)

Partilhar:
Scroll to Top