Campo de trabalho deixa saudades

Jovens de Coimbra realizaram serviços comunitários em favor da população de Campelo e viveram momentos intensos de oração e amizade

"Venham mais vezes!", foi o apelo insistentemente repetido pela população de Campelo, que acolheu o Campo de Trabalho organizado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) de Coimbra, entre 24 e 30 de Julho.

O lema "Quero dar o meu melhor", inspirou a relação estabelecida com os 40 habitantes daquela povoação do concelho de Figueiró dos Vinhos. O dia dos 25 participantes começava pelos trabalhos comunitários, através da limpeza de ruas e espaços públicos. Uma das manhãs foi dedicada à visita a um lar de idosos, onde os jovens puderam animar e servir os seus residentes, muitos deles totalmente dependentes.

A parte da tarde marcava o início das actividades lúdicas, formativas e espirituais, que se prolongavam até à noite.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o director do SDPJ, Pe. João Paulo Vaz, fez um balanço "muito positivo" dos sete dias: "Apesar de não haver um número grande de jovens, os que estiveram viveram intensamente o campo".

Por outro lado, "houve uma aposta muito grande na oração e na descoberta da presença de Deus". "Os jovens saíram felizes" e "com vontade de repetir", acrescentou.

O território da diocese, especialmente na zona serrana do interior, oferece muitas possibilidades para a realização de actividades similares. O Pe. João Paulo considera que a povoação de Campelo, a 50 quilómetros ao Sul de Coimbra, é um dos muitos exemplos das "aldeias que vão ficando desertificadas e envelhecidas"; "não precisamos de ir para longe, porque à nossa beira temos muitas situações destas".

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top