Brasil: Papa lamenta morte de D. Eugênio de Araújo Sales, antigo arcebispo do Rio de Janeiro

Prelado de 91 anos era cardeal desde 1969, o mais antigo da Igreja Católica

Cidade do Vaticano, 10 jul 2012 (Ecclesia) – Bento XVI lamentou hoje a “triste notícia” da morte do cardeal mais antigo da Igreja Católica, o brasileiro D. Eugênio de Araújo Sales, falecido esta segunda-feira aos 91 anos de idade, no Rio de Janeiro.

O arcebispo emérito do Rio foi criado cardeal em 1969, por Paulo VI, e é recordado pelo atual Papa pela sua “longa vida de dedicação à Igreja no Brasil”.

Bento XVI deixa os seus pêsames à Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro pelo falecimento do cardeal Eugênio Sales, “autêntica testemunha do Evangelho no meio do seu povo”.

“Dou graças ao Senhor por ter dado à Igreja tão generoso pastor que, nos seus quase setenta anos de sacerdócio e cinquenta e oito de episcopado, procurou apontar a todos a senda da verdade na caridade e do serviço à comunidade, em permanente atenção pelos mais desfavorecidos”, refere a mensagem de condolências enviada por Bento XVI.

O corpo do arcebispo emérito do Rio vai ser velado na Catedral São Sebastião, no centro do Rio de Janeiro, e o funeral está marcado para esta quarta-feira.

D. Eugênio Sales representou João Paulo II, em Portugal, no centenário da coroação da imagem de “Nossa Senhora do Sameiro”, em Braga, e pelo 150.º aniversário da definição do dogma da Imaculada Conceição, a 8 de dezembro de 2004.

Nel 2004,
per i 150 anni della definizione del
dogma dell’Immacolata concezione,
era stato anche Inviato speciale del
Pontefice per gli anniversari delle
incoronazioni della Vergine di Aparecida
e di Nostra Signora di Sameiro
a Braga in Portogallo

O cardeal mais antigo da Igreja Católica passa a ser o também brasileiro D. Paulo Evaristo Arns, de 90 anos, arcebispo emérito de São Paulo, que recebeu o título no conclave de março de 1973, no pontificado de Paulo VI.

OC

Notícia atualizada às 16h32

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top