Brasil: Co-Fundadora da Pastoral da Criança e da Pessoa Idosa morre no sismo do Haiti

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) confirmou que a co-fundadora das pastorais da Criança e da Pessoa Idosa, Zilda Arns Neumann, morreu na sequência do tremor de terra que sacudiu o Haiti nesta Terça-feira.

De acordo com informações do chefe de gabinete da Presidência da República, a médica caminhava pelas ruas da capital, Port-au-Prince, com dois soldados do exército brasileiro.

Zilda Arns, de 75 anos, estava no Haiti no âmbito de uma missão da Pastoral da Criança, a convite da Conferência dos Religiosos daquele país.

A CNBB, sensibilizada pelo falecimento, enviou o seu secretário-geral, D. Dimas Lara Barbosa, para Port-au-Prince, num voo da Força Aérea.

O presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Michel Temer, referiu numa nota de imprensa que “a morte de Zilda Arns deixa milhões de órfãos no Brasil. Não só os integrantes de sua família, mas também os muitos filhos adoptados por ela no seu trabalho na Pastoral da Criança e na Pastoral do Idoso”. “Zilda Arns tornou-se sinónimo de doação na sua luta pelos mais carentes (…) e na busca da melhoria da vida do povo”, acrescenta o comunicado.

A pediatra era irmã do arcebispo emérito de São Paulo, Cardeal Paulo Evaristo Arns. Viúva desde 1978, tinha cinco filhos e quatro netos. Recebeu cerca de uma dezena de prémios nacionais e internacionais.

Os primeiros trabalhos da Pastoral da Criança realizaram-se em 1983, na arquidiocese de Londrina. A ideia de criar este departamento surgiu de um encontro entre D. Paulo Evaristo Arns e o então director executivo da UNICEF, James Grunt, que sugeriu à Igreja Católica a realização de acções para combater a mortalidade infantil.

Actualmente, cerca de 260 mil voluntários acompanham o desenvolvimento de 1,8 milhões de crianças até aos seis anos. São igualmente atendidas 94 mil grávidas em 42 mil comunidades pobres.

Em 2008, Zilda Arns deixou a presidência da Pastoral da Criança, passando a assumir a direcção internacional deste órgão da CNBB. Nessa altura ocupou a coordenação nacional da Pastoral da Pessoa Idosa.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top