Brasil: Bispos católicos apelam a «reconciliação» do país após ciclo de eleições

CNBB elogia Tribunal Superior Eleitoral pela atuação no «processo democrático»

Brasília, 31 out 2022 (Ecclesia) – A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou hoje uma mensagem sobre a conclusão das Eleições 2022, apelando à “reconciliação” no país, “essencial ao novo ciclo que se abre”.

“Todos, indistintamente, precisam de acompanhar, exigir e fiscalizar aqueles que alcançaram êxito nas urnas. O exercício da cidadania não se esgota com o fim do processo eleitoral”, refere o documento.

A CNBB saúda os candidatos eleitos, deputados, senadores, governadores e o novo presidente da República, elogiando o Tribunal Superior Eleitoral pela “sua atuação no zelo de todo o processo democrático”.

“Que todos possam caminhar unidos para a construção da política melhor, aquela que está ao serviço do bem comum, conforme define o nosso amado Papa Francisco. São os votos da CNBB. É o que suplicamos em preces para o nosso país”, concluem os bispos católicos.

As eleições deste domingo incluíram a segunda volta das presidenciais, com a vitória do candidato e antigo chefe de Estado Luiz Inácio Lula da Silva.

A tomada de posse está marcada para 1 de janeiro de 2023, em Brasília.

Na última quarta-feira, o Papa rezou pelo povo do Brasil, pedindo que o país resista ao “ódio”.

“Rezo a Nossa Senhora Aparecida, para que proteja e cuide do povo brasileiro, o livre do ódio, da intolerância e da violência”, disse Francisco, durante a audiência pública semanal, que decorreu na Praça de São Pedro, Vaticano.

OC

Partilhar:
Scroll to Top