Bragança: Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado inauguraram capela de adoração do Santíssimo

«Monte Tabor» também está em Bragança

Bragança, 14 set 2022 (Ecclesia) – A Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado inaugurou uma Capela de adoração do Santíssimo, inspirada no episódio bíblico do Monte Tabor, na Casa de Santa Clara, em Bragança, numa celebração presidida pelo administrador diocesano de Bragança-Miranda.

“Lugar de adoração, com possibilidade de acesso a todas as pessoas que desejam encontrar-se com Deus e encontrar-se consigo próprias”, disse monsenhor Adelino Paes, citado numa nota enviada à Agência ECCLESIA pelo Secretariado das Comunicações Sociais de Bragança-Miranda.

Realçando que as Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado têm por carisma “a Eucaristia”, o administrador diocesano explicou que “a Eucaristia nasce da celebração” e que “não há sacrário sem Eucaristia”.

A Capela de adoração do Santíssimo foi inaugurada na festa litúrgica da Natividade da Virgem Santa Maria, o “primeiro sacrário da história”, que a Igreja Católica celebrou no dia a 8 de setembro, e na celebração foi benzido o sacrário, o expositor da Palavra de Deus, e no final os participantes fizeram um momento de adoração.

As Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado explicam que para esta nova capela se inspiraram no episódio bíblico do Monte Tabor, lugar para onde Jesus foi com três discípulos, e eles exclamaram: “Senhor, é bom estarmos aqui!” (Mt 17, 4).

Monsenhor Adelino Paes incentivou a “experimentar neste lugar o que Pedro, Tiago e João experimentaram no Monte Tabor”: “Também aqui se dá a transfiguração… o nosso encontro com Ele e com a sua beleza”.

O administrador diocesano de Bragança-Miranda observou que aquele não é “um lugar para falar muito, talvez até seja para não falar nada, mas para O escutar”, como realça um dos painéis da Capela de adoração do Santíssimo.

A congregação religiosa foi apoiada pela artista Tânia Pires, iconógrafa do Atelier Sabbath, na conceção e execução do novo espaço, e, segundo o presidente da celebração, desde o Sacrário aos murais recordam “a envolvência do Tabor”.

A Capela de adoração do Santíssimo está localizada no primeiro andar da loja de artigos religiosos ‘Casa de Santa Clara’, na cidade de Bragança, e pode ser visitada durante o horário de funcionamento da paramentaria/livraria; prevê-se que o Santíssimo possa estar exposto durante todo o dia, às terças e quartas-feiras.

As Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado contextualizam ainda que este espaço também nasce como fruto da participação e celebração do 52º Congresso Eucarístico Internacional, em setembro de 2021, em Budapeste (Hungria).

CB/OC

 

 

Partilhar:
Scroll to Top