Bragança-Miranda: Templos diocesanos dados a conhecer em selo

Terceira série da coleção «Rota das Catedrais» é lançada hoje

Lisboa, 18 ago 2014 (Ecclesia) – A antiga Sé de Bragança, a Concatedral de Miranda do Douro e a Catedral de Bragança integram a terceira e última série da coleção de selos “Rota das Catedrais”, que entra hoje em circulação.

Em declarações prestadas à Rádio Renascença, o bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, destacou o projeto como uma oportunidade para divulgar o bom e belo património” da diocese.

Ao mesmo tempo, é a possibilidade de dar a conhecer às pessoas as “três catedrais” que desde 1545 até hoje constituíram o centro de toda a atividade católica na região.

A Concatedral de Miranda do Douro começou a ser construída em 1552, enquanto a antiga Sé de Bragança, que chegou a ser também igreja do Colégio dos Jesuítas, data de 1561.

De acordo com D. José Cordeiro, “há muitos tesouros escondidos nesta diocese e que pouco a pouco se vão revelando”.

No plano da diocese está a intenção de dar à atual Catedral de Bragança, inaugurada e dedicada em 2001, “um outro rosto”, em termos culturais e artísticos.

Pretende-se sobretudo tornar a construção “mais bela, para que seja também lugar de peregrinação e de turismo”, avançou o bispo.

Além da participação na coleção de selos do projeto “Rota das Catedrais”, inserida numa parceria entre o Secretariado Nacional dos Bens Culturais e os CTT, a Diocese de Bragança-Miranda quer participar em outras rotas.

Em estudo está a inclusão de monumentos que são “expressão da fé do povo do Alto Trás-os-Montes” como a Basílica de Outeiro e as igrejas de Moncorvo, de Freixo de Espada à Cinta e Algosinho.

RR/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top