Bispos da Província Eclesiástica de Braga marcaram presença na celebração de bênção
Miranda do Douro, 25 mai 2022 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga presidiu à bênção da primeira pedra da igreja abacial do Mosteiro Trapista de Santa Maria Mãe da Igreja, esta terça-feira, em Palaçoulo (Miranda do Douro), na Diocese de Bragança-Miranda.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Diocese de Bragança-Miranda informa que a primeira pedra que foi “benzida” e colocada no local onde vai ficar o altar da futura igreja abacial, é proveniente do Mosteiro italiano de Vittorchiano e também tem “os nomes das 80 monjas fundadoras”.
Na celebração presidida por D. José Cordeiro também participaram bispos das dioceses da Província Eclesiástica de Braga – Aveiro, Braga, Bragança-Miranda, Coimbra, Porto e Vila Real – e o administrador diocesano de Bragança-Miranda
O comunicado destaca também a presença dos trabalhadores e das equipas de engenheiros e arquitetos da obra, bem como “muitos populares, amigos, autarcas, e sacerdotes”.
O Mosteiro de Santa Maria Mãe da Igreja pertence à Ordem Cisterciense da Estrita Observância e foi fundado, em 2019, pelo Mosteiro de Vittorchiano; é o primeiro mosteiro trapista em Portugal e vai ter a capacidade para acolher 40 monjas.
Neste momento está construída a Casa de Acolhimento ao Peregrino, onde 10 monjas italianas rezam e trabalham temporariamente.
O projeto do complexo do mosteiro, com a igreja abacial, prevê também edifício com espaços para a comunidade e para o serviço diário.
O Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda informa que as obras do Mosteiro Trapista estão estimadas em seis milhões de euros, prevendo-se a sua conclusão “a tempo da Jornada Mundial da Juventude”, que se vai realizar em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023.
A Ordem Cisterciense da Estrita Observância, também conhecida como Trapista devido à sua origem estar na região francesa de La Trappe, é uma ordem religiosa católica contemplativa composta por mosteiros de monges e mosteiros de monjas.
CB/OC