Aveiro: Bispo destaca que missão do cristão é libertar humanidade «de tudo aquilo que lhe rouba a vida e a felicidade»

«Não tenhais medo, lançai as redes a todos. Justos e pecadores, bons e maus, todos, todos, todos. Este é o grande desafio» – D. António Moiteiro

Aveiro, 02 nov 2023 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro afirma que a missão do cristão é “continuar a obra de Jesus” pela humanidade, libertando-a do que “rouba a vida e a felicidade”, na mensagem para a Semana dos Seminários, onde lembra os seus cinco seminaristas.

“É necessário anunciar o Evangelho que nos desafia. Somos chamados a mergulhar as nossas redes no tempo em que vivemos, a dialogar com todos, a tornar compreensível o Evangelho, mesmo que para isso tenhamos de correr o risco de alguma tempestade”, escreve D. António Moiteiro, na mensagem enviada à Agência ECCLESIA.

A Igreja Católica em Portugal vai celebrar a Semana de Oração pelos Seminários 2023, de 5 a 12 de novembro, com o tema «Não tenhas medo. Serás pescador de homens» (Lc 5,1-11) do Evangelho de São Lucas, que “relata uma pesca milagrosa num contexto de chamamento dos discípulos”.

“Dizer que os seus discípulos vão ser ‘pescadores de homens’ significa que a missão do cristão é continuar a obra de Jesus em favor da humanidade, procurando libertá-la de tudo aquilo que lhe rouba a vida e a felicidade. Trata-se de salvar os homens e mulheres de morrer afogados no mar da opressão, do egoísmo, do sofrimento, do medo, de tudo o que impede a sua felicidade”, assinala o bispo de Aveiro.

Segundo o responsável diocesano, a imagem da pesca refere-se “também à missão da Igreja e sobre a vocação” à qual são chamados para uma tarefa no mundo, uma vez que o chamamento que Jesus fez aos seus discípulos “repete-se na vida de cada um, porque a tarefa de pregar o evangelho ao mundo não terminou”.

“Não tenhais medo, lançai as redes a todos. Justos e pecadores, bons e maus, todos, todos, todos. Este é o grande desafio”, indica.

D. António Moiteiro recorda que na edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em Portugal – JMJ Lisboa 2023 – o Papa Francisco convidou os jovens a pensar no crescimento pessoal, e assinala que é importante que “os jovens tenham grandes sonhos – Deus também os tem!”.

“E é importante encontrar adultos que não apaguem os sonhos, mas que os ajudem a interpretá-los e a realizá-los”, acrescenta.

Na Diocese de Aveiro, a Semana dos Seminários é, “de modo especial”, uma ocasião para terem presente os seus cinco seminaristas, “jovens que sentem de modo especial o chamamento de Jesus a lançar as redes”.

“Gostaria de fortalecer o apelo a rezarmos pelas vocações; Nunca seremos demais a cuidar das vocações consagradas no mar na nossa diocese”, acrescenta, indicando a dinâmica de oração ‘Mosteiro Invisível Vocacional’, do Serviço das Vocações, ou pelo “convite aos jovens” a participarem nos encontros do Pré-Seminário.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, a Diocese de Aveiro destaca que, nesta Semana dos Seminários 2023, vão promover uma Vigília de Oração, no dia 11 de novembro, às 21h30, na igreja de Pardelhas, na Murtosa, e, no dia seguinte, a Eucaristia conclusiva desta semana, às 16h00, na igreja do Seminário de Santa Joana Princesa.

A Semana de Oração pelos Seminários começa este domingo, decorre de 5 a 12 de novembro, a Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), publicou diversos subsídios, como catequeses e encontros de reflexão, vigília de oração, admonições e preces para as Eucaristias; este ano, os materiais foram elaborados pelos formadores dos Seminários do Patriarcado de Lisboa.

CB/OC

Portugal: Igreja celebra Semana de Oração pelos Seminários

Partilhar:
Scroll to Top