Casa da Cultura de Alfândega da Fé reúne especialistas nacionais
Bragança, 12 jun 2017 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda vai receber entre hoje e domingo o seu primeiro congresso mariano, na Casa da Cultura de Alfândega da Fé.
“Será um congresso com caráter teológico. Visa ajudar a pensar o lugar que Maria ocupa na devoção, e no coração do povo cristão, a partir do magistério da Sagrada Escritura e das próprias Aparições de Fátima”, explica o reitor do Santuário do Imaculado Coração de Maria dos Cerejais, o padre José António Machado.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda informa que o congresso mariano é organizada pelo Movimento da Mensagem de Fátima (MMF) em conjunto com o santuário em Alfândega da Fé.
‘Maria, Mãe para o terceiro milénio’ é o tema do congresso que vai reunir“um conjunto de conferencistas de destaque nacional”.
Segundo o programa a sessão de abertura vai ser presidida pelo bispo diocesano, D. José Cordeiro, pelas 17h00, e meia hora depois tem lugar a conferência ‘A maternidade espiritual de Maria no Concílio Vaticano II’, pelo bispo auxiliar de Braga D. Francisco Senra Coelho.
Já no sábado, os trabalhos do congresso começam às 10h00 com a reflexão ‘Conduzidos a Cristo por Maria’ com o professor José Carvalho, da Universidade Católica Portuguesa, e de manhã o padre António Magalhães, mestre em Teologia Bíblica, fala sobre ‘A Virgem Santa Maria na Sagrada Escritura’, a partir das 11h30.
A tarde do segundo dia de congresso começa com o painel ‘As Aparições de Fátima’ com o teólogo Pedro Valinho, assessor da reitoria do Santuário de Fátima, a irmã Ângela Coelho e ainda o vice-presidente do Secretariado Nacional do Movimento Mensagem de Fátima, Henrique Franco.
A partir das 17h00, o professor universitário João Manuel Duque apresenta a conferência ‘Maria: Santuário de Deus entre os homens’.
À noite, os jovens da Unidade Pastoral Bartolomeu dos Mártires vão dinamizar uma Lectio Divina, com adoração ao Santíssimo Sacramento, no Santuário do Imaculado Coração de Maria dos Cerejais.
O congresso mariano ‘Maria, Mãe para o terceiro milénio’ termina no domingo, com a conferência ‘Um estilo mariano na actividade evangelizadora da Igreja’ pelo bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, às 09h30, antes da Eucaristia que vai ser transmitida pela Rádio Renascença, a partir das 11h00.
CB