Bragança, 03 dez 2017 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda vai assinalar hoje o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência que pretende “promover e defender” a dignidade destas pessoas.
“Aproveitar as multiformes riquezas humanas e espirituais da pessoa com deficiência” e “promover e defender a dignidade da pessoa com deficiência” são os objetivos estabelecidos para a comemoração na diocese transmontana, revela uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Do programa constam atividades que procuram “ir de encontro a todos os públicos e a todas as idades com relevo para a participação das pessoas com deficiência, familiares, amigos e cuidadores”, realça o comunicado.
“E se fosse contigo?” é um alerta para a consciencialização sobre a integração e participação das pessoas com deficiência na vida da sociedade e o exercício pleno dos seus direitos humanos.
A culminar este programa, no dia 13 de dezembro, na igreja de São Bento, em Mirandela, a celebração da Eucaristia vai ser presidida por D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, e “dinamizada especialmente pelas pessoas com deficiência, na música, no serviço ao altar, na liturgia da palavra, na apresentação das oferendas, na ação de graças, como exemplo de participação para todas as Unidades Pastorais”, sublinha a nota.
LFS