Bragança-Miranda: Bispo apela a «reviravolta missionária» nas comunidades católicas

Diocese começa a viver Ano do Batismo

Bragança, 03 dez 2017 (Ecclesia) – O bispo de Bragrança-Miranda apelou a uma “reviravolta missionária” nas comunidades católicas, que hoje começam a viver um ano um litúrgico-pastoral dedicado ao sacramento do Batismo.

“A pastoral atual na nossa Diocese é ainda muito marcada pelo modelo de cristandade, apresentando muita dificuldade, e às vezes, muita resistência para assumir uma reviravolta missionária. Esta conversão pessoal, pastoral e missionária é claramente proposta pelo Papa Francisco”, escreve D. José Cordeiro, na nota pastoral para este novo ano.

O documento, enviado à Agência ECCLESIA, sublinha a importância da iniciação cristã e do simbolismo do Batismo, como “dom da água que dá vida verdadeira e eterna”.

“Hoje são muitos os poços que se oferecem à sede do homem, mas é preciso discernir para evitar águas poluídas. É urgente orientar bem a busca, para não ser vítima de desilusões, que podem arruinar”, adverte o responsável pela diocese transmontana.

A Diocese de Bragança-Miranda vai dedicar a estas temáticas o triénio litúrgico-pastoral 2017-2020.

“Ninguém nasce cristão, torna-se cristão pelo Batismo, a fonte de todas as vocações. O percurso iniciático, o catecumenado, de âmbito catequético-litúrgico e moral destina-se não apenas a fazer o cristão, mas a própria Igreja”, precisa D. José Cordeiro.

O bispo diocesano assume o objetivo de promover a iniciação cristã como “processo de formação integral da fé e como que um sacramento em três etapas sacramentais: Batismo, Confirmação e Eucaristia”.

“Todavia, a iniciação cristã é muito mais que a preparação para a celebração destes sacramentos, sendo uma iniciação ao mistério de Cristo, ao mistério da Igreja e à vida cristã através dos sacramentos”, acrescenta.

D. José Cordeiro alude ainda à necessidade de maior atenção para a família e o matrimónio, “em especial com os adolescentes e os jovens”, bem como de paróquias e unidades pastorais “no sentido de comunidade de comunidades”.

Como proposta para este novo ano pastoral, o bispo de Bragança-Miranda convida os católicos a “fazer uma peregrinação à fonte batismal onde foi batizado” e a “celebrar, na alegria da fé, o dia do aniversário do Batismo”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top