Bragança-Miranda: Diocese acolhe comemorações do Dia dos Bens Culturais da Igreja

Iniciativa nacional tem como tema «Comunicar património»

Bragança, 16 out 2014 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda vai acolher o Dia dos Bens Culturais da Igreja que pretende refletir sobre “como se transmite e partilha o património religioso”, este sábado, em Torre de Moncorvo.

O tema ’Comunicar Património’ “debruça-se sobre o modo como se transmite e partilha o património religioso em Portugal, nomeadamente ao nível da produção de materiais de comunicação e respetivos conteúdos, enquanto meio de transmissão e potenciação dos Bens Culturais da Igreja”, explica o Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda.

O comunicado enviado à Agência ECCLESIA revela que as iniciativas do Dia dos Bens Culturais da Igreja na igreja da Misericórdia de Torre de Moncorvo são de “entrada livre” mas carecem de “inscrição prévia”.

O presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. Pio Alves, e o prelado de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, que acolhe esta iniciativa no dia litúrgico de São Lucas, padroeiro dos artistas, vão estar presentes nestas jornadas.

O Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja (SNBCI), numa nota enviada à Agência ECCLESIA, informa também que, neste momento, se “prevê a presença de mais de 80 pessoas”.

Para além dos representantes da Comissão de Arte Sacra da Diocese de Bragança-Miranda, que acolhe o evento, também vão estar representadas as seguintes dioceses: Évora; Lamego; Leiria-Fátima; Porto; Santarém; Setúbal; Viana do Castelo; Vila Real e Viseu.

Entre as autoridades autárquicas do nordeste transmontano, dos 12 municípios do Distrito de Bragança, apenas Vinhais e Bragança não se fazem representar pelo presidente ou vice-presidente da câmara municipal.

O SNBCI assinala ainda que o responsável autárquico de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, que apoia as comemorações do Dia dos Bens Culturais da Igreja, também vai estar presente nesta jornada.

O Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, anualmente a 18 de outubro, pretende ser um espaço de “reflexão e partilha” do trabalho desenvolvido nas diocese portuguesas através do debate de “novas propostas de atuação, avaliar dificuldade e identificar os principais desafios”, revela o comunicado do Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda

O programa do Dia dos Bens Culturais da Igreja conta ainda com a apresentação do nono número da Revista ‘Invenire’, pelo escritor Francisco José Viegas, pelas 18h00, antes do concerto final do quarteto de cordas Mistério da ‘Cultura’.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top