Bragança, 10 mai 2022 (Ecclesia) – A catedral de Bragança promove hoje o concerto de música sacra ‘Avé Maria’, no grande órgão sinfónico, com o organista titular Giampaolo Di Rosa, às 21h00 e é de entrada livre.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda informa que vão ser interpretadas as peças ‘Fantasia Cromática e Fuga em Ré menor BWN 903’, de Bach, ‘Fantasia e Fuga sobre o nome de Bach’, de Liszt, e Giampaolo Di Rosa termina com uma improvisação sobre ‘Regina Caeli’.
O concerto de música sacra ‘Avé Maria’, no grande órgão sinfónico de Bragança, enquadra-se na programação musical anual deste equipamento da catedral do nordeste transmontano.
O órgão da catedral da Diocese de Bragança-Miranda foi inaugurado e benzido, a 19 de dezembro de 2021, por D. José Cordeiro, e é da autoria do organeiro italiano Francesco Zanin.
O organista Giampaolo Di Rosa é titular da igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma (2008) e da catedral de Vila Real (2016), e orientou os projetos fónicos dos seus órgãos sinfónicos e, também, do órgão histórico da igreja de Santo Ildefonso, no Porto.
A reitoria da catedral de Bragança-Miranda divulgou também as datas dos concertos que vão realizar até ao final deste ano: ‘Corpo de Deus’, 14 de junho; ‘Palavra e Som’, 11 de outubro; ‘Santa Cecília’, 22 de novembro, e ‘Concerto de Advento’, a 13 de dezembro.
O Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda informa também que quer quiser “apadrinhar um concerto”, nomeadamente instituições ou pessoas a título singular ou familiar, pode contactar a catedral por correio eletrónico (catedral.bm@gmail.com) ou pela página na rede social Facebook.
CB