«Jovens, sede Jovens» – D. José Cordeiro

Foto Diocese de Bragança-Miranda

Vinhais, 11 mai 2019 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda pediu hoje aos jovens que não vivam a vida “não com a aparência” mas que sejam “alegres, construtores de paz, de fraternidade” na homilia de envio do Dia Diocesano da Juventude, em Vinhais.

“Coragem e confiança! Jovens, vivei a vida viva com o coração e não com a aparência”, disse D. José Cordeiro, na homilia enviada à Agência ECCLESIA onde pediu aos jovens diocesanos que sejam “alegres, autênticos, construtores de paz, de perdão, de fraternidade”.

O bispo de Bragança-Miranda afirmou que “Deus não se cansa de chamar e de oferecer gratuitamente o Amor”, às vezes, as pessoas é que se cansam “de responder e de arriscar na promessa de Deus”, no contexto do Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que se celebra este domingo,

“Hoje é um autêntico hino à alegria. A alegria cristã é a força da fé para o nosso confiante peregrinar”, realçou, depois de explicar que o breve texto bíblico-litúrgico mostra “dois grupos opostos”, os Judeus, que não acreditam em Jesus, “e os chamados as suas ovelhas, que escutam a sua voz e o seguem”: “No seguimento sintetiza-se todo o percurso cristão.”

O bispo diocesano salientou que há sete anos celebram juntos o Dia Diocesano da Juventude e caminham juntos “na beleza da boa prática” da escuta da Palavra, nas segundas-feiras da Quaresma com a Lectio Divina, e se nos primeiros anos fizeram “apenas” a Lectio Divina, nos últimos dois anos rezam e adoram “a Palavra e a Eucaristia simultaneamente”.

“O silêncio, a contemplação e a escuta são já mosaicos preciosos das noites de Lectio Divina e Adoração Eucarística, motivando uns aos outros na participação e corresponsabilidade dos jovens, para os jovens e com os jovens”, acrescentou.

Destacando que devem ser “sempre missionários para iluminar”, D. José Cordeiro salientou que no próximo dia 26 de maio vão celebrar o Sacramento da Confirmação (Crisma) de quatro dezenas de jovens, em Vinhais, e recordou “com gratidão” quando ali, na igreja da Senhora da Encarnação de Vinhais, foi crismado pelo bispo D. Manuel de Jesus Pereira (1.5.1978).

O Dia Diocesano da Juventude de Bragança-Miranda 2019 teve como tema ‘Faça-se em mim’ e D. José Cordeiro explicou que com Maria, “a Mãe sempre jovem que ensina a dizer «Eis-me aqui»”, vão continuar a caminhar juntos “nos caminhos da evangelização juvenil vocacional” e, também, para se prepararem e participarem na Jornada Mundial da Juventude 2022 que vai realizar-se em Lisboa.

O encontro terminou com o momento “irradiar através da Luz da Fé” de entrega da Cruz da Juventude aos responsáveis pelo DDJ em 2020.

CB

Partilhar:
Share