Bragança-Miranda: Bispo desafia jovens à felicidade e ao compromisso

Mirandela, Bragança, 28 abr 2015 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda participou na Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) que desafiou os cerca de 400 jovens que caminharam na Palavra a serem felizes.

“Não esqueçais: a vontade de Deus é a nossa felicidade! Tende a coragem de ser felizes”, disse D. José Cordeiro que presidiu à Eucaristia do “encontro de jovens cristãos que querem viver felizes com Cristo”, em Mirandela.

O prelado convidou também os “pouco mais de 400 jovens, de toda a diocese”, a tornarem-se “novas sementes de esperança na Igreja e na sociedade a partir do ‘sim’ à chamada do Senhor”, seja para o matrimónio, formar família, vida consagrada ou o sacerdócio.

Num comunicado envido hoje à Agência ECCLESIA, o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional (SDPJV) de Bragança-Miranda destaca desta iniciativa a “conversa informal” com o seu bispo.

“Questionamos e ouvimos, partilhamos e sentimos a ‘nossa Igreja e a nossa vida’”, explica sobre um momento precedido e envolvido pela música.

Por sua vez, o diretor do SDPJV, desafiou quem aceitou este desafio a mostrar “a alegria da fé e o desejo de ser feliz em Cristo, o compromisso de viver uma fé cada vez mais sólida e generosa”.

“Não tenhais medo de prolongar esta experiência, participando depois ativamente na vida da paróquia ou Unidade Pastoral”, acrescentou o padre Eduardo Novo para quem esta jornada é o “sinal claro de desejo de estar e ser comunidade”.

“Felizes os puros de coração porque verão a Deus” (MT 5,8) foi o tema central do encontro dos jovens de toda a diocese de Bragança – Miranda que foram também convidados a caminha na Palavra.

Segundo o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional, o dia 25 de abril para além do dia da liberdade foi também momento de “cultura, festa, oração, missão, juventude, fé, encontro”.

Os jovens ‘Caminhando na Palavra’, onde refletiram sobre os quatro Evangelhos, partiram de diferentes pontos da cidade tendo oportunidade de a descobrir, nomeadamente o património religioso.

Depois, no Parque Verde realizou-se o encontro propriamente dito com a Eucaristia, oração e cultura: Exposições, sobre liberdade religiosa da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre; arte no desenho; música e poesia.

O comunicado adianta que a JDJ de 2016 vai ser na vila de Moncorvo onde vão ficar a saber “quão forte é a luz, o perfume, simbolizado no azeite entregue a cada um” no final da jornada em Mirandela.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top