Bragança-Miranda: Abertura do novo ano pastoral no arciprestado de Mirandela

D. José Cordeiro vai apresentar novo livro de introdução à liturgia

Bragança, 02 out 2014 (Ecclesia) – A abertura oficial do novo ano pastoral na Diocese de Bragança-Miranda, com o tema “Ano da Bíblia – Confio-vos a Deus e à Palavra”, vai realizar-se este sábado, a partir das 10h30, no Centro Juvenil Salesiano, em Mirandela.

“A abertura do Ano Pastoral decorre, a partir das 11h00, com uma conferência proferida por José Carlos Carvalho, da Universidade Católica Portuguesa”, depois do acolhimento do bispo diocesano, informa o Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda.

No comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA revela também que vai ser apresentado o novo livro do D. José Cordeiro, “Corações ao alto – introdução à liturgia da Igreja”, a partir das 12h45.

Da parte da tarde, o programa de abertura do novo ano pastoral da diocese de Bragança-Miranda conta com três oficinas pastorais: “Evangelizar a pessoa portadora de deficiência”; “a música e a Palavra de Deus”; “a arte da Lectio Divina” e “animador vocacional”.

A eucaristia de encerramento, às 16h00, é também o início da visita pastoral ao arciprestado de Mirandela.

O bispo diocesano neste Ano Pastoral, com o tema “Ano da Bíblia – Confio-vos a Deus e à Palavra”, convida o clero e as comunidades diocesanas a aprofundarem a escuta e o testemunho da Palavra de Deus.

O Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda destaca ainda que o ano letivo no Instituto Diocesano de Estudos Pastorais (IDEP) também começa oficialmente este sábado, dia 4 de outubro.

O comunicado explica que esta escola teológica desenvolve atividades educativas “com o objetivo de contribuir para a formação permanente dos fiéis”, dos agentes pastorais, bem como “a preparação básica” dos professores de Educação Moral Religiosa Católica.

O IDEP foi “reativado” por D. José Cordeiro, em 2012, e “possibilita também a reflexão teológica e pastoral”.

“Pela primeira vez” esta escola vai ter um curso a funcionar em Mirandela sobre Doutrina Social da Igreja (DSI), a partir do dia 17 de outubro.

Os responsáveis pelo curso de DSI são o presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, o padre Lino Maia, e o padre Sobrinho Alves, professor do IDEP.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR