Bragança, 19 fev 2021 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda retoma, no tempo da Quaresma, a “Lectio Divina” semanal, catequese orante da palavra presidida por D. José Cordeiro e, este ano, devido à pandemia, é transmitida através dos meios digitais.

“Dinamizadas pelos jovens dos 4 arciprestados da diocese (Bragança, Miranda, Mirandela e Moncorvo), as diferentes catequeses terão lugar às 21h00 das sextas-feiras, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Esta sexta-feira, 19 de fevereiro, a primeira «Lectio Divina» tem como tema «Jovem, Eu te digo, levanta-te (cf. Lc 7, 11-17)».

A iniciativa vai ter como dinamizadores os jovens do arciprestado de Bragança: Corpo Nacional de Escutas; Juventude Eucarística Franciscana; Movimento Eucarístico Juvenil, do Instituto Politécnico de Bragança; Convívios Fraternos; Plataforma “Jovens sem Sofá”; Catequese; Docentes de EMRC; Lar de São Francisco; Fundação Casa de Trabalho e do Seminário de São José.

Uma semana depois, dia 26 deste mês, os jovens do Arciprestado de Mirandela (acólitos da Unidade Pastoral Senhora do Amparo, Jovens MIC e Catequese da Torre) vão centrar-se no tema «um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos (cf. Ef 4, 1-6)».

A 5 de março será a vez dos jovens do arciprestado de Miranda refletirem sobre «Como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela (cf. Ef 5, 25-33)»

No dia 12 de março, a “Lectio Divina” está a cargo dos jovens de Vila Flor com o tema «Fiéis à doutrina dos Apóstolos, à participação na fracção do pão e nas orações… louvando a Deus e sendo bem vistos pelo povo» (At 2, 41-47)».

Na Solenidade de São José (Dia do Pai) e 8.º aniversário da inauguração do Pontificado do Papa Francisco, a celebração assenta no tema «ide, pois, ensinai todas as gentes» (Mt 28, 16-20)», e será da responsabilidade dos jovens do arciprestado de Moncorvo:: Jovens INVOX e movimento da Mensagem de Fátima.

Os jovens de Vimioso encerram a edição deste ano, a 26 de março, com uma vibrante interpretação da frase bíblica «Pedi ao senhor da messe, que mande operários para a sua messe (Mt 9, 35-38)».

A “Lectio Divina” é coordenada pelo Secretariado diocesano da Pastoral Juvenil Vocacional (SDPJV) e oportunamente, o SDPJV divulga o meio digital onde vão ser transmitidas as catequeses.

LFS

Partilhar:
Share