Bragança: IPSS juntam-se para cantar um hino de solidariedade e esperança

«Dar voz à esperança» uniu funcionários e utentes de nove instituições

Foto: Diocese de Bragança-Miranda

Bragança, 23 dez 2020 (Ecclesia) – A Fundação Betânia – Centro Apostólico de Acolhimento e Formação, em Bragança, desafiou nove Instituições Particulares de Solidariedade Social a cantar um hino de esperança e solidariedade.

“«Dar Voz à Esperança» nasceu do atual contexto em que toda a comunidade, mas especialmente a população mais vulnerável, como os idosos, se sentem privados dos afetos das famílias e dos amigos. Falta a presença, falta o abraço, falta o carinho dos que lhes são mais queridos”, explica Paula Pimentel, diretora de serviços da Fundação Betânia, num comunicado da diocese de Bragança-Miranda, enviado hoje à Agência ECCLESIA.

A APADI – Associação de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual, a ASCUDT – Associação Sócio Cultural dos Deficientes de Trás-os-Montes, o Centro Social Paroquial de Santo António de Coelhoso, o Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Assunção, o Centro Social Paroquial de Izeda, o Centro Social Paroquial dos Santos Mártires, a Santa Casa da Misericórdia de Bragança e Obra Kolping da Diocese de Bragança-Miranda, e a Fundação Betânia são as instituições que aceitaram participar “transmitindo uma forte mensagem de esperança e solidariedade”.

O hino, que contou ainda com a participação do presidente da autarquia de Bragança, Hernâni Dias, está disponível na rede social Youtube.

“Os cuidadores têm tido responsabilidades multiplicadas, vivem debaixo do espectro de um vírus, que tantas vezes ultrapassa as fortes barreiras de segurança e cuidado erguidas, que foge ao controle, e cada utente infetado é uma batalha perdida que gera um enorme sentimento de frustração”, manifesta o comunicado.

A música, sustenta, “tem efeitos terapêuticos e a mensagem que pode transmitir pode ser veículo para o aconchego e o carinho que na atualidade não podem ser partilhados no plano físico, dos afetos, dos beijos e dos abraços”.

A Fundação Betânia tem como missão “acolher e apoiar pessoas idosas”, procurando inovar e diversificar os seus serviços, “tendo em vista a promoção da autonomia das pessoas e o desenvolvimento local”, e apresenta como respostas sociais uma residência para idosos, serviço e apoio domiciliário, bem como centro de dia, procurando responder a mais de 100 pessoas.

LS

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR