Bragança, 16 jan 2014 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda está a realizar ações de formação para os Ministros Extraordinários da Comunhão (MEC), no âmbito da formação permanente dos leigos em todos os setores, nomeadamente na Liturgia.
Os MEC têm como função “ser uma voz e uma presença na comunidade”, destacou D. José Cordeiro, bispo da Diocese de Bragança-Miranda, no encontro realizado este sábado, na Igreja dos Santos Mártires.
Na iniciativa participaram cerca de 50 MEC, todavia, existem “mais algumas centenas, para os quais também há várias propostas de formação, como as Jornadas de Liturgia, os Dias de Estudo sobre um documento do Concílio do Vaticano II e conferências a nível diocesano nos arciprestados e em algumas unidades pastorais”, revela o jornal ‘Mensageiro de Bragança’.
A presença dos MEC pode também ser solicitada para as eucaristias quando o pároco não está e “muitos são chamados a ser orientadores das celebrações dominicais na expectativa do presbítero, partindo daquele Adágio dos Mártires de Abitinia: «nós não podemos viver sem o domingo»”, referiu D. José Cordeiro.
MDB/LFS