Padres responderam ao «desafio» solidário do Centro Missionário Arquidiocesano
Braga, 09 dez 2020 (Ecclesia) – O Centro Missionário Arquidiocesano de Braga (CMAB) recebeu “mais de um milhar de bons livros” dos sacerdotes da arquidiocese minhota para o Seminário Menor da Diocese de Pemba (Moçambique).
“Estes livros serão preciosos para o Seminário Menor da Diocese, que se localiza em Montepuez, junto ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, assim como para a formação do clero diocesano de Pemba”, destaca o CMAB num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
“Recebemos mais de um milhar de bons livros e em ótimo estado, trazidos por de mais de uma centena de sacerdotes que se apropriaram desta campanha, criando assim mais um laço de comunhão com a nossa diocese irmã de Pemba”, acrescenta a nota sobre a campanha solidária.
O CMAB salienta que “o acesso a literatura em português não é muito fácil”, no contexto de Moçambique em geral, e da Diocese de Pemba em particular, o que “dificulta os hábitos e a diversificação das fontes de leitura”, sendo os livros “um bem raro e difícil de adquirir localmente, principalmente os que têm a ver com temas muito específicos como são os litúrgico-pastorais”.
A Arquidiocese de Braga tem um projeto de cooperação missionária com a Diocese de Pemba, intitulado ‘Salama!’, e na paróquia de Santa Cecília de Ocura a sua paróquia nº 552 que é constituída por 96 comunidades, em 115km de extensão territorial, no interior da diocese moçambicana.
A arquidiocese minhota tem enviado anualmente uma equipa missionária que assume pastoralmente a paróquia e, neste momento, encontram-se nesta missão em Moçambique as voluntárias Andreia Araújo e Fátima Castro e o padre Manuel Faria.
CB/OC