Duas escolas de 1º ciclo de Barcelos levam à cena a peça original «Lagarta sim, lagarta não»
Barcelos, Braga, 30 mai 2014 (Ecclesia) – A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) de duas escolas do 1º ciclo de Guimarães apresenta a peça de teatro e o livro “Lagarta sim, lagarta não”, nos dias 2, 3 e 4 de junho.
A peça de teatro e o livro que acompanha a história é criação dos alunos e nasceu com a ajuda do professor Sérgio Macedo, conforme comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
“Os alunos são os criadores de tudo. Podem não ter sido eles a escrever o texto (como podiam se não sabiam escrever?) Mas foram eles que lhe deram forma, arte, cor e motivação”, afirma.
O projeto envolve 298 alunos e dois professores das escolas Oliveira do Castelo e São Roque.
A história envolve valores cristãos, tendo como protagonistas uma lagarta, uma aranha e um papagaio.
“Teremos uma lagarta, uma aranha que faz de mau ladrão (mas só no fim) e um papagaio que afinal só procura companhia.”
“No fundo, a história procura fazer-nos perceber que temos de ser “fortes” e corajosos e sonhadores. Ensina que só se é feliz se formos “únicos”, se perdoarmos e se ouvirmos o que os outros têm a dizer,” acrescenta.
Professor há 10 anos, Sérgio Macedo sempre teve gosto pelo teatro e alia as suas duas formações: “Tenho duas formações que se complementam: a de teologia e a do teatro.”
“E complementam-se porque com as duas áreas podemos tornar a dimensão de Deus num plano tridimensional que são as tábuas de palco ou a sala de aula,” afirma.
O resultado deste trabalho vai ser apresentado pela primeira vez no dia 2 de junho na Escola Básica do primeiro ciclo de Oliveira do Castelo, sob a forma de peça de teatro e de livro.
SN