É a primeira família beneficiária de proteção internacional de um total de 79 pessoas
Lisboa, 27 ago 2021 (Ecclesia) – A Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) recebeu uma família síria de sete pessoas, que, desde quinta-feira, começaram um novo projeto de vida em Portugal, mais concretamente em Braga.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a PAR explica que a família síria vai contar com o apoio da Instituição Anfitriã que os vai receber e com o apoio técnico da equipa do Secretariado Técnico da plataforma, para a sua “integração e autonomia”, ao longo dos próximos 18 meses de programa de acolhimento.
A organização contextualiza que esta é a primeira família “beneficiária de proteção internacional”, de um total de 79 pessoas confirmadas pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM), e que vão ser acolhidas pela Plataforma de Apoio aos Refugiados em território português este ano, nos próximos meses.
“Esperamos receber 14 agregados familiares (10 famílias), no total de 69 pessoas, e dez jovens provenientes de barcos humanitários”, explica.
Estes 79 cidadãos vão que vão ser encaminhados para dez localidades portuguesas e receber proteção internacional do Estado português e “estatuto de refugiado”, nos termos da Lei de Asilo.
A PAR adianta que a sua rede de Instituições Anfitriãs (IA) “tem crescido” no último ano, “fruto da disponibilidade e sensibilidade” que a sociedade civil portuguesa continua a demonstrar com o acolhimento e integração de refugiados em Portugal.
Desde 2015, a Plataforma de Apoio aos Refugiados acolheu mais de 775 pessoas (cerca de metade das quais crianças) em 96 Instituições espalhadas por 17 distritos.
CB