«Coração Samaritano» quer promover «atenção proactiva», em tempos de pandemia
Braga, 17 nov 2020 (Ecclesia) – A Paróquia de Fafe (Arquidiocese de Braga) lançou este domingo, IV Dia Mundial dos Pobres, um serviço de atenção ao próximo com o nome ‘Coração Samaritano’.
No ano pastoral dedicado à caridade, na arquidiocese minhota, e em tempo de pandemia, a paróquia assume a intenção é que “cada um viva aquele amor ao jeito de Cristo, o verdadeiro e único Bom Samaritano, que leva a considerar o outro como precioso, digno, aprazível e bom”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
O serviço, formado por alguns voluntários e voluntárias, pretende “apostar na criação de uma cultura de acolhimento e de caridade”, para “não deixar ninguém esquecido nem caído, sobretudo nesta fase difícil da pandemia”.
A iniciativa pretende responder, “dentro das possibilidades, a emergências sociais ou encaminhando para melhores respostas existentes no tecido social local”, sublinha a nota.
Este serviço paroquial aponta à “atenção proactiva, cooperando na edificação de uma comunidade de amor e de uma autêntica fraternidade”, em ligação com outras instituições que prestam qualquer tipo de assistência aos mais necessitados.
Na ligação à temática do ano pastoral que se vive na Arquidiocese de Braga, a Paróquia de Fafe quer criar “uma plataforma ou rede de vigilância e de cuidado, assente naquele olhar compassivo que permite não deixar ninguém de lado ou para trás”.
LFS