Braga: Missa de São João deixou mensagem de «alegria e esperança»

Celebração decorreu na Catedral da Arquidiocese minhota

Braga, 25 Jun 2020 (ECCLESIA) – O cónego Roberto Mariz presidiu esta quarta-feira à Missa da solenidade do nascimento de São João Baptista, na Sé de Braga, pedindo aos participantes que, “apesar da pandemia e das incertezas”, se deixem contagiar “pela alegria e esperança”.

Nas “condições atípicas deste ano”, o sacerdote da Associação de Festas do São João de Braga convidou os cristãos “à alegria existencial do viver”, apesar “do olhar estranho” quando se “cruzam as ruas da cidade”.

O cónego Roberto Mariz disse que os tempos atuais não podem “abalar a esperança” porque “enquanto há vida há esperança”.

No seu tempo, São João Baptista foi sinal do “despertar da esperança” para aquele povo “que esperava a chegada do Messias”, recordou o presidente da celebração.

“No morrer da esperança outras coisas morrem no caminhar da vida”, acrescentou.

O responsável católico assinalou que a “vivência pública da fé ficou condicionada” devido à pandemia, mas estes tempos podem despertar para “a importância da Igreja doméstica” e no fortalecer da fé “na vivência da casa e no seio da família”.

O exemplo de São João Baptista interpela a sociedade para os “deveres cívicos e sociais” e “ensina a partilhar”, concluiu o cónego Roberto Mariz.

Este ano não se realizou a tradicional procissão de São João nas ruas de Braga, devido à pandemia de Covid-19.

LFS

https://www.facebook.com/arquidiocese.braga/videos/270141844297956/

 

Partilhar:
Scroll to Top