Braga: «Gramática dos Afectos» na Semana de Estudos Teológicos

Iniciativa decorre entre 15 e 17 de Fevereiro

Lisboa, 25 Jan (Ecclesia) – A XIX Semana de Estudos Teológicos, organizada pelo Núcleo de Braga da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) vai abordar o tema «Gramática dos Afectos», entre 15 e 17 de Fevereiro.

Para o director-adjunto do núcleo, João Duque, existe um défice na “inteligência dos afectos”, problema que afecta o relacionamento humano em todos os sectores.

“Pode mesmo falar-se em ‘iliteracia afectiva’, intrinsecamente ligada à ‘iliteracia emocional’, fonte de mal-viver pessoal, mal-viver nas famílias, comunidades, entre as etnias e religiões, entre as nações e no mundo” acrescenta ainda o teólogo português, num texto enviado à agência ECCLESIA.

João Duque alerta que, apesar da queda de grande parte das ditaduras políticas que dominavam a região, se acentuou uma “ditadura da razão intelectual”, através dos “sistemas formais e informais de educação”.

O docente invoca que, com o fascínio provocado pelo “aumento geral do Quociente de Inteligência nos países desenvolvidos”, ficou para trás “a inteligência afectiva e emocional”.

“Como se o grau de excelência humana fosse determinado pela maior ou menor acuidade do espírito de geometria!”, ironiza.

No primeiro dia de trabalhos, aborda-se a temática da «Teologia dos Afectos», com Isabel Varanda e João Duque, com as exposições «O afecto que vem do alto». 

A 16 de Fevereiro, António Fonseca (Psicólogo), Jaime Milheiro e Cristina Fabião (Psiquiatras) e João Cerqueira (Neurologista) desenvolvem um painel com base em «Dores e patologias dos afectos», num debate moderado por João Aguiar Campos, da Rádio Renascença, a partir das 9h30.

«Na raiz das coisas» é o tema tratado no dia 17 de Fevereiro, em que, por um lado, André Wénin, da Universidade Católica de Louvain-la-Neuve, aborda «O coração tem as suas razões – Reflexões teológicas e antropológicas a partir do Primeiro Testamento», a partir das 09h30, e, por outro, Miguel Real, da Universidade de Lisboa, discute «Razão, emoção, sentimento», às 11h15.

À tarde, têm lugar quatro ateliers diferentes, com início às 15h00, cumprindo trabalhos ligados à afectividade, à espiritualidade e à sexualidade, de uma forma mais direccionada para uma idade juvenil, com a participação de diversos convidados, tais como Virgínia Freitas (Projecto Homem), Carlos Carneiro, Luís Oliveira e Cristina Carvalho (UCP – Lisboa).

Para mais informações consultar www.facteo.braga.ucp.pt.

LFS/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top