Braga, 16 jan 2019 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Braga anunciou hoje o falecimento do cónego Fernando Monteiro, de 73 anos, deixando uma mensagem de agradecimento ao antigo ecónomo diocesano.
Fernando Teixeira Alves Monteiro nasceu a 26 de fevereiro de 1945 e tinha sido ordenado padre a 15 de agosto de 1969.
Em declarações à Agência ECCLESIA, o Arcebispo de Braga referiu que o cónego Fernando Monteiro “tinha um grande espírito empreendedor” e fez uma “aposta sincera nas novas tecnologias” no jornal «Diário do Minho».
“Um homem da vanguarda” que estava atento aos sinais dos tempos e que “buscava de forma permanente” novas formas de evangelização.
O falecimento do cónego Fernando Monteiro é como “um partir parte de mim mesmo”, frisou D. Jorge Ortiga.
Atento aos mais necessitados, o cónego Fernando Monteiro estava sempre preocupado com a “renovação da paróquia, através da inovação”.
“Ele foi dos primeiros a ter um centro social paroquial”, acentuou D. Jorge Ortiga.
Hoje, às 21h30, realiza-se na Catedral de Braga um momento de oração; na quinta-feira, às 11h00, é celebrada a Missa de Corpo Presente, também na Sé.
Às 16h00 celebra-se a Missa de Corpo Presente em São Bartolomeu do Rego, em Fafe, sendo o falecido sacerdote sepultado no cemitério da paróquia.
O cónego Fernando Monteiro foi ecónomo da Arquidiocese e Seminários, gerente da Empresa do Diário do Minho, diretor da Oficina de São José, fundador do Projeto Homem e vigário episcopal da Ação Sociocaritativa, entre outras missões.
LFS/OC