Braga, 08 fev 2022 (Ecclesia) – Monsenhor Joaquim Fernandes faleceu hoje, com 105 anos de idade, informa a Arquidiocese de Braga, adiantando que a Missa exequial, presidida por D. Jorge Ortiga, é celebrada esta quarta-feira às 15h30, em Mouquim.
“A Arquidiocese de Braga, a família e as paróquias às quais serviu, unem-se agora em oração e agradecem a Deus pelo seu ministério sacerdotal e pelo dom da sua vida”, lê-se no sítio na internet desta Igreja local.
D. Jorge Ortiga, administrador apostólico da arquidiocese, vai presidir à Missa exequial, esta quarta-feira, dia 9 de fevereiro, às 15h30, na terra-natal do sacerdote, em Mouquim, Famalicão.
Monsenhor Joaquim Fernandes, que faleceu hoje com 105 anos de idade, nasceu a 6 de setembro de 1916, e foi ordenado sacerdote a 8 de julho de 1945.
Foi vigário coadjutor em Santo Adrião, Vila Nova de Famalicão, e em 1955, exerceu também a paroquialidade em Santo Adrião.
O sacerdote bracarense, de 1958 a 1994, foi arcipreste de Vila Nova de Famalicão, em 1971, é nomeado vigário episcopal da Cúria Arquidiocesana de Braga, e foi capelão no Hospitalar de Famalicão, de 1975 até 1979.
A Arquidiocese de Braga informa ainda que monsenhor Joaquim Fernandes foi vice-arcipreste de Vila Nova de Famalicão, em 1994 e durante um ano, e foi também capelão dos Bombeiros Voluntários Famalicenses, nomeado no ano 2000.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão recordou “uma figura incontornável, uma referência maior, uma vida cheia”, numa publicação online.
“Em meu nome pessoal, deixo publicamente o meu profundo reconhecimento. Na qualidade de Presidente da Câmara, presto-lhe a mais sentida homenagem de toda uma comunidade. Até sempre Monsenhor!”, acrescentou Mário Passos, na sua página pessoal no Facebook.
CB