Braga: «EMRCspringfest» realiza-se na Póvoa de Varzim

Braga, 19 mai 2023 (Ecclesia) – O ‘EMRCspringfest’ realiza-se hoje na cidade de Póvoa de Varzim e a organização espera cerca de sete mil alunos na “grande festa” da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, da Arquidiocese de Braga.

A primeira edição do ‘EMRCspringfest’, realizada, em 2022, na Povoa de Varzim, contou com a participação de 40 escolas e cerca de 3200 alunos.

“Foi um risco calculado e devidamente equilibrado entre a Arquidiocese de Braga, através do Departamento para a Presença da Igreja no Ensino (DPIE) e a Câmara Municipal da Povoa de Varzim que tudo fez para que a iniciativa fosse o sucesso que acabou por ser”, explicou ao EDUCRIS o professor Pedro Mendes.

Novo ano, novo desafio, e a organização quer agora acolher, no parque da cidade da “mais do dobro dos participantes sob o lema «Aproxima-te»”.

“Esta iniciativa tem como pano de fundo as duas encíclicas do Papa e procura-se envolver os alunos na prática da ecologia integral, através de um conjunto de workshops sobre a água, a reciclagem, a importância da redução do consumo, o cuidado pelo Planeta e pelo outro”, disse o responsável.

A lei prevê a oferta obrigatória da disciplina curricular de Educação Moral e Religiosa Católica do Ensino Básico ao Secundário, e também dos cursos profissionais desde que passou a integrar as suas matrizes no ano letivo 2019/2020 (Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho).

A Concordata assinada em 2004 entre Portugal e a Santa Sé consagra a existência da disciplina de EMRC, sendo os professores propostos pelos bispos, nomeados pelo Estado e pagos pela tutela; é uma componente do currículo nacional, de oferta obrigatória por parte dos estabelecimentos de ensino e de frequência facultativa.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top