Bispo auxiliar presidiu à peregrinação arciprestal ao Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Famalicão
Lemenhe, 18 jul 2022 (Ecclesia) – D. Nuno Almeida, bispo auxiliar de Braga, presidiu este domingo à peregrinação do Arciprestado de Famalicão ao Santuário de Nossa Senhora do Carmo, Lemenhe, e elogiou o trabalho dos bombeiros e da proteção civil no combate aos incêndios.
“Estamos, num momento particularmente difícil, por isso mais unidos a todos os que combatem os incêndios: bombeiros, forças de segurança, militares e populares”, disse o responsável, na homilia da Eucaristia.
O presidente da celebração salientou que “como peregrinos”, os cristãos devem saborear “o acolhimento materno e amoroso de Nossa Senhora, num domingo em que a hospitalidade está no centro da Palavra de Deus”.
D. Nuno Almeida confiou, numa oração a Nossa Senhora do Carmo, os que mais sofrem, nomeadamente os doentes e seus cuidadores, os que padecem com os efeitos da guerra, como os refugiados, sem esquecer o flagelo dos incêndios que tem assolado o país.
A intervenção deixou ainda uma prece para que a Virgem Maria conceda “à Igreja o dom da unidade e da paz, a graça de ser Igreja ‘em saída’, capaz de multiplicar os gestos de amor, levando a todos a esperança, a luz e a salvação de Jesus, hóspede e peregrino pelos caminhos da vida”.
LFS/OC