Braga: D. Jorge Ortiga receia medidas «desastrosas» do governo

A Igreja «não faz política», mas não deixa de dar «o seu contributo» na construção de uma «sociedade mais justa e fraterna».

Braga, 10 mai 2013 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga manifestou, esta quinta-feira, receio sobre as medidas anunciadas pelo Governo para o corte da despesa pública, mormente, as que afetam os setores mais fragilizados da sociedade.

“Tenho receio que estas medidas em determinado grupo de pessoas sejam verdadeiramente desastrosas, impedindo-as de terem o minimamente indispensável para viver”, disse D. Jorge Ortiga aos jornalistas na conferência de imprensa que antecedeu o convívio com a comunicação social sediada dentro do território da arquidiocese, por ocasião do Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Questionado sobre a atual situação social e política, o prelado salientou que a Igreja “não faz política” mas não deixa de dar “o seu contributo” na construção de uma “sociedade mais justa e fraterna”, lê-se na edição, de hoje, do «Diário do Minho».

D. Jorge Ortiga revelou que não gosta da “palavra austeridade”, mas admite que durante algum tempo se irá “continuar a um certo ritmo de algumas exigências”, e acrescenta: “Costumo dizer que teremos de criar um estilo novo de mais sobriedade para poder partilhar”.

O prelado bracarense afirmou aos jornalistas presentes que “o que é pedido ao Arcebispo de Braga não é pouco nem é fácil”, mas que a função episcopal que cumpre ao longo de quase 13 anos se tem revelado ”exigente e recompensadora”.

A anteceder a intervenção do arcebispo de Braga, o diretor da «Ação Católica» monsenhor Silva Araújo apresentou e comentou a mensagem de Bento XVI para o 47.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, durante a qual defendeu uma atitude evangelizadora com “imaginação” nas redes sociais.

O tema da jornada celebrativa que terá lugar domingo é “Redes sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização”.

O também antigo diretor do Diário do Minho (durante 28 anos) referiu que a partilha da fé se faz também através destes novos canais de comunicação global.

LFS/DM

 

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR