Braga, 19 jun 2018 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, apresenta hoje a carta pastoral ‘Desporto: Escola e Missão de Humanidade’, pelas 11h30, com vários representantes da área do Desporto, no Bar do Espaço Vita.
“O desporto, hoje em dia, tem de ser revalorizado porque se é interessante e se os resultados são também muito interessantes importa que vá readquirindo verdadeiro sentido e possa efetivamente ser um meio para a realização das pessoas humanas, e também para que as pessoas sejam efetivamente felizes”, disse D. Jorge Ortiga, quando anunciou a nova publicação.
Para o prelado “é altura de pensar numa Pastoral do Desporto” e informou que pretende enviar o novo documento “a todas as associações desportivas na arquidiocese, não como doutrina feita, intromissão”, num campo que não é o da Igreja Católica mas “como oportunidade” de “participar e dar contributo positivo à realidade do desporto”.
D. Jorge Ortiga explicou que na arquidiocese procuram fazer como a Santa Sé e o Papa, que “não desperdiçam oportunidades de pôr as pessoas a pensar sobre as realidades”, como é o caso do desporto.
Neste contexto, recordou que foi publicado o documento ‘Dar o melhor de si’, que também está na sua reflexão como “apelo de dar o melhor não apenas como vertente física”.
CB/OC