Braga: D. Jorge Ortiga interrogou os jovens na iniciativa «Noite UP’s»

O arcebispo desafiou a juventude a “gastar a vida onde Deus quer” e deixou o seu testemunho 

Foto de Ana Pinheiro /Arquidiocese de Braga

Braga, 19 mai 2018 (Ecclesia) – D. Jorge Ortiga presidiu à missa da «NOITE UP’S – uma direta com Deus», esta sexta-feira, e colocou muitas questões aos jovens desafiando-os a “gastar a vida” onde Deus quer.

“Uma direta com Deus é um apelo a estarem sempre junto de Deus e a gastarem a vida onde Ele quiser. Hoje sois jovens mas amanhã sereis família, sacerdotes, religiosos ou religiosas”, lê-se na homilia enviada à Agência ECCLESIA e proferida na Basílica dos Congregados.

Em solenidade de Pentecostes o arcebispo de Braga recordou que o Pentecostes abriu uma nova etapa na vida dos apóstolos e daí lançou questões sobre a vida de cada um, as suas comunidades paroquiais e os movimentos a que pertencem.

D. Jorge Ortiga deixou ainda o seu testemunho pessoal dizendo que vive uma ““satisfação insatisfeita”, contente mas insatisfeito com aquilo que importa viver e fazer”.

“A imperfeição está comigo nas palavras e nas ações. Mas todos os dias me levanto com este programa: viver para me aperfeiçoar, para reforçar a identidade de alguém que ama apaixonadamente a Cristo e, como consequência, se entrega à Igreja para o bem do mundo que deve ser amado como Cristo o amou”, pode ler-se.

Depois do testemunho o arcebispo voltou às questões e interrogou os presentes sobre os propósitos de cada um e da Igreja e apelou a “crescer na interioridade de uma vida entregue a Cristo e por outro lado, viver para o mundo que reclama um amor visível de Deus”.

“A vida cristã compreende-se num duplo movimento em perfeita articulação. Tudo deve partir de uma escolha primordial por Deus e que, mais tarde, se espelha nos mais variados gestos e opções exercidas no quotidiano”, acrescentou.    

Terminou citando o Papa Francisco da sua exortação apostólica “Alegrai-vos e exultai”, em grandes apelos à santidade.

“Todos, sem excluir ninguém, somos chamados a ser santos, vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho nas ocupações de cada dia e onde cada um se encontra. Eis a finalidade desta UP’S. Aceitemos o desafio!”, concluiu.

“NOITE UP’S – uma direta com Deus” é uma iniciativa organizada pelo grupo «Grupo Peregrinos» da pastoral do laicado e família da Arquidiocese de Braga.

SN

 

Partilhar:
Scroll to Top