Braga: D. Francisco Senra Coelho apresentado à arquidiocese de Braga

Braga, 21 jul 2014 (Ecclesia) – O novo bispo-auxiliar da Arquidiocese de Braga, D. Francisco Senra Coelho, foi apresentado publicamente numa cerimónia na Cripta do Santuário do Sameiro, este domingo.

“Reconheça-se como um de nós a quem asseguramos, desde já, a certeza de irmos viver na mesma casa que é a Arquidiocese, com o seu presbitério e comunidades. Aí sentiremos o calor da amizade e a alegria da corresponsabilidade eclesial”, disse D. Jorge Ortiga, arcebispo primaz de Braga, na mensagem de boas vindas ao novo bispo auxiliar.

“Estou aqui com tudo o que sei, tenho e posso, nesta leal atitude”, assinalou o novo bispo auxiliar de Braga, na tomada de posse canónica, dia 17 de julho.

D. Francisco Senra Coelho tomou posse como vigário geral da arquidiocese para além de ser responsável por uma das duas vigararias territoriais e pela Comissão Arquidiocesana para o Laicado e Família.

Para D. Jorge Ortiga, o vigário-geral é “uma espécie de ‘alter-ego’ do arcebispo com os poderes que o Direito Canónico estipula”.

O novo bispo, D. Francisco Senra Coelho, indicou D. Jorge Ortiga, arcebispo primaz, como a sua “referência no dia-a-dia”, indo ”ao encontro de tudo” o que perceber “ser o seu desejo, projeto e programa pastoral”.

“Com toda a lealdade, estarei sempre ao seu dispor e ao seu serviço pois a minha missão é auxiliar”, acrescentou o bispo auxiliar no dia da tomada de posse canónica.

Este domingo, D. Jorge Ortiga agradeceu também o trabalho desenvolvido por D. António Moiteiro em Braga, onde foi bispo auxiliar até ao dia 4 de julho, dia da sua nomeação para bispo de Aveiro.

“Foi muito pouco tempo que esteve entre nós mas obrigado por nos ter ensinado, com o seu testemunho de vida, que a saúde de uma pastoral hodierna adquire-se na simplicidade, no diálogo, no silêncio, na sabedoria e na proximidade”, afirmou D. Jorge Ortiga, citado pela página da internet da arquidiocese de Braga.

CB/PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top