D. Jorge Ortiga espera que o organismo seja um verdadeiro dinamizador da Pastoral
D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga, publicou esta Quinta-feira o decreto com o qual nomeia um novo Conselho Episcopal. Com esta reformulação, indica o prelado no documento, “espera-se uma unidade pastoral mais reforçada que se prolongará na constituição do Conselho Arquidiocesano de Pastoral”.
“Por outro lado, sublinhando a importância dos sectores pastorais, pretende-se tornar o Conselho Episcopal um verdadeiro dinamizador da Pastoral com um reconhecimento do Conselho de Arciprestes como congregadores de todas as paróquias numa pastoral orgânica”, acrescenta, falando numa “corresponsabilidade eclesial mais descentralizada e atenta à adequação das respostas pastorais às necessidades dos diferentes contextos”.
O novo Conselho tem a seguinte constituição: D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, Arcebispo Primaz; D. António José da Rocha Couto, Bispo Auxiliar, Presidente da Comissão Arquidiocesana para o Laicado e Família; D. Manuel da Silva Rodrigues Linda, Bispo Auxiliar, Presidente da Comissão Arquidiocesana para as Vocações, Ministérios e Missões; Cón. José Paulo Leite de Abreu, Vigário Geral e Moderador da Cúria, Presidente da Comissão Arquidiocesana para os Bens Patrimoniais, Cultura e Comunicação Social; Cón. Valdemar Gonçalves, Vigário Geral; P. Dário Pedroso, Vigário Episcopal para os Religiosos e Religiosas; P. António Sérgio Gouveia Garcia Torres, Secretário da Acção Pastoral; P. Luís Miguel Figueiredo Rodrigues, Presidente da Comissão Arquidiocesana para a Educação Cristã; Cón. Manuel Joaquim Fernandes da Costa, Presidente da Comissão Arquidiocesana para a Pastoral Litúrgica e Sacramentos; P. Roberto Rosmaninho Mariz, Presidente da Comissão Arquidiocesana para a Pastoral Social e da Mobilidade.