Braga, 18 mar 2015 (Ecclesia) – A Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga lançou uma publicação que apresenta as celebrações religiosas e culturais da “mais vistosa e famosa” Semana Santa em Portugal.
“Nomeadamente no plano das celebrações populares, a Semana Santa continua uma tradição que vem, pelo menos, do século XVI, com desenvolvimentos e variações no decurso do tempo, tendo sido enriquecida com elementos inovadores e exclusivos e, no plano litúrgico, conservando diversos elementos próprios do chamado Rito Bracarense, únicos no mundo”, destaca a Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga.
A organização explica que a Semana Santa é precedida por uma “longa preparação e ambientação”, seja no âmbito religioso como cultural e ao durante a Quaresma preparam um programa com a celebração da Via-Sacra, conferências, concertos, espetáculos e exposições.
Com “epicentro” na Vigília Pascal e procissão da ressurreição, a partir das 21h00 na Sé bracarense no dia 4 março, a apresentação revela que esta é “sem qualquer dúvida” a “mais vistosa e famosa” Semana Santa em Portugal.
Neste contexto destaque para manifestações religiosas como a procissão do Senhor «Ecce Homo», também conhecida como “procissão dos Fogaréus”, evoca o “julgamento de Jesus”, começa às 22h00 de Quinta-feira Santa, a partir da igreja da Misericórdia.
A procissão do “Enterro do Senhor”, na Sexta-feira Santa ou a vista pascal no domingo com os tradicionais compassos que nos lares cristãos “anuncia a ressurreição de Cristo” e abençoa as casas são outros pontos de interesse.
No sítio http://www.semanasantabraga.com/ está disponível a brochura do evento com o contexto histórico e descrição das diversas iniciativas religiosas, que começaram na Quarta-feira de Cinzas, 18 de fevereiro, e terminam no dia de Páscoa, a 5 de abril, bem como os eventos culturais.
A Semana Santa de Braga foi declarada de “interesse” para o turismo e atribuíram-lhe a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro.
CB