Braga, 07 out 2022 (Ecclesia) – A Comunidade de Energia Renovável da Arquidiocese de Braga foi apresentada no dia 04 deste mês e a medida vai abranger vários edifícios, como o Paço Arquiepiscopal, IDAC, Seminário de Nossa Senhora da Conceição, Seminário Conciliar, edifício do antigo Seminário na Rua de Santa Margarida e Lavandaria da Cooperativa João Paulo II.
A apresentação decorreu no Paço Arquiepiscopal, com a a assinatura dos Contratos de Instalação de Centrais Fotovoltaicas e respetivo fornecimento de energia com a empresa Cleanwatts Energy Projects, Lda, e a projeto vai “permitir uma redução dos custos relacionados com o consumo de energia e, além de alimentar a arquidiocese com energia verde, possibilitará produzir energia suficiente para que a Comunidade forneça ainda energia a 650 famílias carenciadas”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Dado que se trata de uma medida também com benefícios ao nível ecológico, com o objetivo de contribuir para o incentivo da sustentabilidade ambiental, foi escolhido, simbolicamente, o dia 04 de outubro, dia de S. Francisco de Assis e dia da Natureza, para a assinatura formal destes contratos.
LFS