Braga: Arquidiocese felicita D. Manuel Monteiro de Castro, novo cardeal português

Delegação da comunidade católica minhota vai marcar presença no consistório de 18 de fevereiro

Lisboa, 08 jan 2012 (Ecclesia) – A arquidiocese de Braga enviou este sábado uma mensagem ao novo cardeal português, D. Manuel Monteiro de Castro, natural da região, manifestando o “maior regozijo” pela decisão de Bento XVI, anunciada sexta-feira, no Vaticano.

“A Arquidiocese de Braga sente-se, de facto, lisonjeada por ver um dos seus ilustres membros integrado no corpo dos cardeais e louva Deus por tão honrosa distinção conferida a um dos seus filhos”, pode ler-se no documento, divulgado na página da diocese na Internet.

O consistório em que D. Manuel Monteiro de Castro, penitenciário-mor do Vaticano, vai ser criado cardeal está marcado para 18 de fevereiro.

“Será, certamente, um dia de festa para a Igreja Universal, para a Igreja portuguesa, para a Igreja bracarense”, refere a mensagem, assinada pelo arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga.

Nesse contexto, anuncia-se a presença de um grupo de arquidiocese minhota no Vaticano, para esta celebração.

O documento passa em revista a vida de D. Manuel Monteiro de Castro, de 73 anos, “ao serviço da Igreja Universal, primeiro no serviço diplomático da Santa Sé (tendo marcado presença no Panamá, na Guatemala, no Vietname, na Austrália, no México, na Bélgica, em Trindade e Tobago, África do Sul e em Espanha)” e “ultimamente, na Cúria Romana, primeiro como secretário da Congregação para os Bispos, depois como consultor para a Doutrina da Fé e secretário do Colégio Cardinalício, agora como responsável pela Penitenciaria Apostólica, um dos três tribunais da Cúria Romana”.

“Além do regozijo por esta nomeação, expressamos a D. Manuel a maior gratidão pela entrega que faz da sua vida e deixamos-lhe a certeza das nossas orações e da nossa união em Cristo Jesus”, pode ler-se.

Natural de Santa Eufémia de Prazins, Guimarães, o novo cardeal foi ordenado padre em 1961 e bispo em 1985, juntando-se aos também portugueses D. José Saraiva Martins e D. José Policarpo no colégio cardinalício.

É a quarta vez que Bento XVI convoca um consistório, reunião de cardeais para tratar com o Papa de assuntos de especial importância para a Igreja Católica.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top