Iniciativa insere-se na Semana dos Seminários, a decorrer até domingo

Braga, 13 nov 2019 (Ecclesia) – O Seminário Arquidiocesano de Braga divulgou um vídeo onde partilha momentos da vida dos seminaristas, para “um melhor conhecimento da instituição e despertar curiosidade”, pela Semana de Oração que está a decorrer até domingo.

“O que é o seminário? Como é a vida num seminário? Será uma casa onde apenas se reza? Será que estudam? Têm liberdade? Estão com a família?”, são algumas das perguntas que os Seminários da Arquidiocese de Braga fizeram a várias pessoas nas ruas da cidade.

Depois, no vídeo publicado na internet, são apresentados diversos momentos dos seminaristas em vários espaços no Seminário Conciliar São Pedro/São Paulo e na Faculdade de Teologia, no núcleo regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa.

Da vida no seminário é possível ver os formandos na sala de jantar, em aulas de canto e na música, na capela a rezar e a participarem na Missa, a estudar, bem como em momentos de lazer como a jogar futebol, bilhar e matraquilhos, ou no bar do seminário.

A Semana de Oração pelos Seminários 2019, até ao próximo domingo dia 17 de novembro, tem como lema ‘Cristo não pensa apenas naquilo que tu és mas naquilo que poderás chegar a ser’, inspirado na Exortação Apostólica Pós-Sinodal do Papa Francisco ‘Christus Vivit’ (Cristo Vive).

Neste contexto vão realizar duas Vigílias de Oração, já esta sexta-feira, dia 15, a partir das 21h15, na igreja de São Paulo, e à mesma hora na igreja matriz de Vila Verde mas na próxima semana, 22 de novembro.

O suplemento da revista ‘Voz da Esperança’ é dedicado a esta semana especial e começa com o testemunho de João Martins que afirma que “qualquer vocação é um dom” que “é concedido da parte de Deus”.

“Seria importante que nenhum jovem excluísse a hipótese de passar pelos nossos seminários”, escreve o seminarista de 22 anos, da Paróquia de Atiães (Vila Verde) que está no 4.º ano de Teologia.

Para além de uma entrevista ao Grupo de jovens da Paróquia de Marrancos, também em Vila Verde, no suplemento pode-se ler os testemunhos do Gabriel Silva, que está no 11º ano e é da Paróquia de Penascais, há dois anos no seminário, e o de Jorge Fernandes, 21 anos, da Paróquia de Duas Igrejas.

A Arquidiocese de Braga tem no pré-seminário uma proposta para “acompanhar jovens e adultos no processo de discernimento vocacional” e convida às inscrições para uma “descoberta vocacional, pessoal e espiritual”, no atual ano pastoral 2019/2020 tem agendado encontros destinados aos jovens, entre os 12 e os 15 anos de idade, e também para vocações adultas, a partir do 11º ano ou equivalente (16 anos), ao ritmo de um por mês, desde outubro.

‘Faz Sentido’ é o nome que os Seminários da Arquidiocese de Braga – o seminário maior S. Pedro e S. Paulo, o seminário menor Nossa Senhora da Conceição, e os respetivos prés-seminários – deram ao sítio na internet que criaram em 2014, onde partilham a missão, objetivos e valores de cada uma das valências, informações sobre cada etapa formativa, projeto educativo, alunos e equipas de educadores, notícias.

Para a Semana de Oração dos Seminários 2019 foram publicados vários subsídios que incluem cartaz e um hino, um guião, uma pagela de oração, os mistérios do terço, a sugestão de uma vigília de oração, preces para a Oração Universal nas Missas e atividades dedicadas à infância, para os adolescentes e para os jovens.

CB

Partilhar:
Share