Braga: Arcebispo quer «seminaristas conscientes»

Braga, 10 nov 2014 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga destacou este domingo a importância do voluntariado “religioso ou humano” e explicou que a Semana dos Seminários “não é algo para se pensar uma única vez no ano”.

“É necessário haver hoje seminaristas conscientes, com uma linha de fé pessoal mas responsável para haver sacerdotes comprometidos em Igreja pela alegria do Evangelho”, explicou D. Jorge Ortiga na reunião ordinária do Conselho Pastoral Arquidiocesano.

A Igreja em Portugal celebra até ao próximo domingo a Semana dos Seminários, com o lema “Servidores do Evangelho”, e o arcebispo de Braga considera que este tema tem de “estar sempre presente na diocese” através de três da oração, o chamamento e a sintonia.

O arcebispo de Braga, no Conselho Pastoral Arquidiocesano, assinalou ainda a importância do voluntariado e explicou que a caridade “supõe sempre motivação para agir, para realizar as obras da fé”.

“O cristão, tal como Cristo, deve ser alguém que também oferece gratuitamente a sua vida”, observou.

Em contexto do ano social que está a decorrer, o arcebispo de Braga revelou que “a fé vivida passa ou deve passar” pela valorização de um voluntariado pessoal ou institucional “ao agir na gratuidade em ações de cariz religioso ou meramente humano”

A Diocese de Braga, no seu sítio na internet, informa ainda que o Conselho Pastoral Arquidiocesano avaliou o programa pastoral de 2013-2014 nas várias paróquias, arciprestados, movimentos e departamentos.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top