Braga: Arcebispo presidiu à bênção dos finalistas, saudando universidades como «lugares de esperança»

«Jesus provoca-nos a um caminho novo», disse D. José Cordeiro

Foto: Diário do Minho/DR

Braga, 08 mai 2023 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga presidiu este sábado à Missa da Bênção de Finalistas 2023, no Altice Fórum, perante estudantes, docentes, autoridades, colaboradores, famílias e amigos, que desafiou a seguir o “caminho novo” de Jesus.

“Jesus provoca-nos a um caminho novo, o único para chegar ao Pai. A verdade que é Jesus se manifesta no amor”, disse D. José Cordeiro, na homilia da celebração.

O responsável católico dirigiu-se aos finalistas da Universidade do Minho e da Universidade Católica Portuguesa – Campus de Braga -, manifestando a sua gratidão por “estes lugares de esperança”.

A homilia, intitulada ‘Jesus Cristo: o caminho da verdade na vida’, sublinhou o papel central da universidade.

A universidade é, com efeito, casa universal: onde se produz conhecimento; onde se formam hábitos; onde se cria a arte; onde se desenvolve a cultura; onde se experimenta o humanismo; onde a sustentabilidade dos valores acontece; onde se está em segurança; onde existe liberdade de expressão, onde resulta autonomia, onde se debate a crise climática da casa comum, onde acrescentam a confiança e a responsabilidade”.

O arcebispo de Braga aludiu ainda à celebração do Dia da Mãe, dando “graças pelo dom maior da mãe de cada um”.

“Com Maria estamos a caminho da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, ao encontro de Cristo com milhares de jovens de todas as culturas e línguas, que já aqui em Braga experimentamos na harmonia da fraternidade e da amizade social”, concluiu.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top