Braga: Arcebispo mobiliza comunidades católicas para II Assembleia Sinodal (c/vídeo)

«É importante que todos nos sintamos a participar, para uma Igreja diferente» – D. José Cordeiro

 

Braga, 02 jun 2023 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga lançou hoje um convite à diocese para que todos participem na II Assembleia Sinodal, marcada para o próximo dia 16 de setembro, propondo uma “atitude diferente, que congregue todos”.

“Aqui, na Arquidiocese de Braga, queremos prosseguir com o caminho sinodal. Queremos juntos ser esta Igreja sinodal, samaritana, este ano sublinhando que, onde há amor, aí habita Deus. Convido-vos a consultar o site ‘Sínodo em Braga’ e a participar nos grupos sinodais já criados, ou porventura a criar”, refere D. José Cordeiro, numa mensagem em vídeo, divulgada online.

Os grupos sinodais são convidados a partilhar contributos, com a Equipa Sinodal, através do site da Assembleia, até ao próximo dia 31 de julho.

“É importante que todos nos sintamos a participar, para uma Igreja diferente”, aponta.

O arcebispo de Braga precisa que “Sínodo significa caminhar juntos e caminhar juntos com Jesus Cristo”.

A II Assembleia Sinodal foi convocada em abril, durante a Missa Crismal da manhã de Quinta-feira Santa, na Sé de Braga.

“Convocamos todos os grupos sinodais já existentes e mais grupos a criar, para a II Assembleia sinodal de um dia inteiro a realizar no dia 16 de setembro de 2023, para juntos discernirmos as opções e os caminhos a seguir. Cada grupo poderá indicar até dez prioridades que entendam para a ação pastoral futura da Arquidiocese”, disse D. José Cordeiro, na homilia da celebração que congrega, anualmente, todos o clero diocesano.

O arcebispo primaz apontou à elaboração de um “projeto pastoral arquidiocesano”, até 2033.

A primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, convocada pelo Papa, vai decorrer de 4 a 29 de outubro de 2023; Francisco decidiu que a mesma terá uma segunda etapa, em 2024.

Na sequência de uma inédita consulta global às comunidades católicas, lançada pelo Papa em outubro de 2021, sete assembleias continentais aconteceram entre fevereiro e março deste ano, com a seguinte divisão: África e Madagáscar (SECAM), América Latina e Caraíbas (CELAM), América do Norte (EUA/Canadá), Ásia (FABC), Europa (CCEE), Médio Oriente (com a contribuição das Igrejas Católicas orientais) e Oceânia (FCBCO).

O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, a que se juntam peritos e outros convidados, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.

OC

 

Partilhar:
Scroll to Top